Estrutura e função dos órgãos dos sentidos: Olho e Ouvidos

Estrutura e função dos órgãos dos sentidos: Olho e Ouvidos

A capacidade de fotorrecepção existe até em alguns seres unicelulares que tenham uma estrutura pigmentada, que permite reacções das células às diferentes variações do ambiente (claro ou escuro).

Tanto o sentido do equilíbrio como o de audição dependem da acção de mecanorreceptores, células dotada de pêlos que detectam a movimentação das partículas sólidas ou de líquido. Nos vertebrados, esses mecanorreceptores estão localizados no ouvido.

Olho – Estrutura e Função

Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão. Têm forma esférica e estão localizados nas órbitas, cavidades profundas existentes no crânio, presos por músculos que, além de prendê-los, permitem a sua mobilidade.

Estão revestidos por pestanas e pelas pálpebras, revestidas por um epitélio delgado que participe na sua lubrificação, espalhando fluidos e impedindo que eles sequem.

Eles têm uma forma esférica e a sua parede é formada de fora para dentro por três camadas:

Esclerótica: é a camada branca, cuja região central constitui a córnea.

A córnea é considerada uma lente convergente cuja superfície é lubrificada pelas lágrimas, segregadas pelas glândulas lacrimais. A córnea é transparente e permite a passagem da luz. A sua curvatura é fixa.

Coróide: Esta estrutura é rica em vasos sanguíneos, que garantem a alimentação dos tecidos do olho. Tem pigmentos que formam a câmara escura, semelhante a uma máquina fotográfica. A coróide tem a íris o disco colorido do olho. No centro da íris há um orifício de tamanho regulável – a pupila por onde a luz penetra no globo ocular. Atrás da íris fica o cristalino, a lente do olho. É o cristalino que dá nitidez e foco da imagem luminosa, projectando – a na área sensível do fundo do olho – a retina. O cristalino tem uma curvatura variável modificada pela contracção dos músculos ciliares.

Retina: Apresenta três camadas de neurónios, sendo apenas uma delas compostas de cones e bastonetes que são as células fotossensíveis. Os fotorreceptores estão conectados as fibras nervosas que se juntam todas num mesmo ponto do globo ocular, onde formam o nervo óptico.

O ponto da retina onde as fibras nervosas se reúnem chama-se disco óptico. Como nessa região não existem fotorreceptores, ele é um ponto cego, isto é, as imagens focalizadas nesse local da retina não são visíveis.

Fig. 9 – Constituição do olho humano


Estrutura e função do ouvido humano

O ouvido é um órgão do sentido tão importante quanto os outros para a sensibilidade e coordenação do organismo.

Constituição e estrutura do ouvido humano

O ouvido é representado por três regiões sendo: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo.

O pavilhão auditivo é uma projecção de pele, sustentada por tecido cartilaginoso. O epitélio que reveste o canal auditivo é rico em células secretoras de cera cuja função é reter as partículas de poeira e microrganismos, protegendo assim as partes internas do ouvido.

O ouvido médio está separado do ouvido externo pelo tímpano.

No interior do ouvido médio existem três pequenos ossos, alinhados em sequência designados: martelo, bigorna e estribo.

No ouvido interno encontram-se a cóclea (o designado caracol) e os canais semi circulares.

Fig. 10 – Constituição do ouvido humano.


Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 7 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Nervoso, Hormonal e Reprodutor. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários