Impulso nervoso e a sua transmissão e Actos Reflexos

 Impulso nervoso e a sua transmissão

Os seres vivos recebem constantemente informações ou estímulos do ambiente que os rodeia ou do próprio corpo aos quais reagem continuamente. As células nervosas participam no processo da coordenação dos estímulos no organismo.

É a transmissão da informação pelo neurónio, usando determinadas proteínas que se localizam na sua membrana celular. São elas que criam correntes eléctricas causadas por qualquer fluxo de partículas carregadas.

Todas as células vivas, e em particular as células nervosas, apresentam uma diferença de potencial eléctrica entre as faces externa e interna da sua membrana celular. Essa diferença é gerada pela diferente concentração de iões de sódio (Na+) e de potássio (K+) dentro e fora da célula.

A face externa tem carga eléctrica positiva e na face interna carga negativa. A diferença do potencial eléctrico é mantida pelo bombeamento activo de iões pelas membranas celulares em que o sódio é forçada a sair e o potássio a entrar. Este processo de bombeamento de iões consome energia em forma de ATP para manter a diferença do potencial eléctrico.

A membrana celular contém estruturas protéicas que funcionam como meio de passagem de iões de potássio (k+) e de sódio (Na+). Este meio abre-se quando o neurónio é estimulado. Quando estímulo é apropriado, as portas de passagem do sódio abrem-se na área da membrana que foi estimulada e os iões de sódio entram rapidamente através das aberturas da membrana. O fluxo de cargas positivas faz com que o potencial da membrana que era da ordem de -70mV, passe aproximadamente a + 35mV. Essa mudança de potencial denomina-se despolarização. A transição abrupta de potencial eléctrico provoca a formação dum potencial da acção.

Na área afectada pelo estímulo, a membrana permanece despolarizada e as portas de passagem de potássio abrem-se, permitindo a saída desse ião.

Com isso, ocorre a repolarização que retorna à condição de repouso.

Fig. 3 – Propagação do impulso


O impulso nervoso propaga-se num único sentido na fibra nervosa. As dendrites conduzem sempre o impulso em direcção ao corpo celular. O axónio, por sua vez, conduz o impulso em direcção à arborização terminal.

Um impulso nervoso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses. A sinapse é uma região entre o axónio de um neurónio e as dendrites de outro neurónio. As células nervosas estão muito próximas mas sem se tocar. O espaço entre as membranas denomina-se espaço sináptico ou fenda sináptica.

Fig. 4 – Transmissão do impulso nervoso de célula à célula


Quando o impulso atinge as terminações do axónio, libertam-se substâncias que agem como mediadores químico de transmissão dos impulsos, os neurotransmissores.

Actos reflexos

É uma resposta rápida e automática a um estímulo, efectuado por um órgão ou sistema de órgãos.

Função dos Actos Reflexos

Os actos reflexos são rápidos e a sua principal função é a de proteger o organismo de certos perigos ou adaptar o organismo a certas situações do organismo.

Estrutura dos Actos Reflexos

Os actos reflexos podem ser: reflexos inatos e reflexos adquiridos.

Reflexos inatos – São aqueles que nascem com o indivíduo. Ex: acto de engolir (deglutição), produção da saliva.

Reflexos adquiridos – São os que resultam de uma aprendizagem. Ex: tocar piano, nadar, etc.

Se não há, durante a aprendizagem, nenhuma influência de um outro organismo, diz-se que este é um reflexo não condicionado.

O reflexo condicionado ocorre após um período de aprendizagem a partir de um reflexo inato.

As primeiras investigações sobre reflexos condicionados foram feitas por um cientista russo Dr. Ivan Pavlov. Nessas investigações foram utilizados cães cujos actos foram condicionados.

Arco reflexo

É o conjunto anatómico percorrido pelo impulso nervoso, por via sensitiva, desde o órgão receptor do estímulo até ao centro nervoso e, depois por via motora, desde o controlo nervoso até ao órgão efector.

Os elementos dos arcos reflexos são: estímulo, órgão receptor, nervos sensitivos, centro nervoso, nervos motores, órgãos efector e reacção.

Fig. 5 – Elementos de um arco reflexo


Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 7 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Nervoso, Hormonal e Reprodutor. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários