Água: Tipos de água, Poluição da água, Ciclo da água e sua importância, Doenças causadas pela água contaminada, Tratamento e conservação da água

 Tipos de água

  • Água potável: é própria para beber. Deve ser incolor, inodora, insipida e estar isenta de bactérias ou microrganismos patogénicos.
  • Água salobra: contém uma percentagem excessiva de substâncias dissolvidas (sais de cálcio e de magnésio). Não é uma água adequada para consumo e nem para fins industriais e agrícolas.
  • Água mineral: contém pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos, até 5 g/l. As águas minerais comuns são de calcário e férreas, A água mineral pode ser fria, quando brota de nascentes a temperaturas até 25 °C e termal, quando brota a temperaturas superiores a 25 °C. É recomendada para o uso medicinal.

Fontes e formas de abastecimento de água

água para o consumo humano provém fundamentalmente dos rios e lagos. Esta é bombeada através de maquinaria adequada para as estações de bombagem e de tratamento de água e posteriormente distribuída através da rede de abastecimento e de fornecimento as comunidades. É água com relativa pureza e recomendável para o consumo.

Os poços ou as perfurações que são feitos no solo até alcançar o lençol de água outra fonte e forma de abastecimento de água à população. Estes podem estar cobertos e providos de sistema mecânico para extração de água (fontenários, bombas, roldanas, etc.) ou, simplesmente, furos abertos em que com recurso a latas atadas por cordas, a população extrai directamente a água.

Poluição da água

Conforme já foi referido, nem toda a água se encontra em condições de ser consumida. Uma das razões para tal é o facto dela poder estar poluída ou contaminada. A poluição da água ocorre porque sendo um bom solvente, no seu percurso ela arrasta e dissolve substâncias indesejadas e, por outro lado, a actividade diária do homem muitas vezes culmina com a deposição de substâncias que contaminam a água.

A poluição da água pode ser feita por substâncias químicas – adubos, pesticidas, herbicidas, águas residuais das descargas das fábricas, combustíveis, etc., e por microrganismos patogénicos, muitos que provém de animais e plantas mortos que sofreram uma decomposição e foram atirados à água pela população, para além dos animais que também fazem as necessidades directamente para os mares, rios e lagos. É comum:

  • A população deitar lixo na água.
  • As águas dos esgotos das vilas e das cidades serem drenadas directamente para os mares, rios e lagos.

Todas essas acções contribuem negativamente na qualidade da água para o consumo.

Doenças causadas pela água contaminada

Cólera

cólera é uma doença causada por uma bactéria chamada vibrião colérico que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma substância que provoca diarreia intensa. Transmite-se principalmente via de dejectos humanos (fezes) dos doentes por consumo de águas contaminadas. Portanto, deve-se evitar defecar ao ar livre, pois a bactéria causadora da cólera pode ser espalhada nas águas, contaminando muita gente.

Malária

É uma doença transmitida pela picada do mosquito fêmea – anopheles. O mosquito reproduz-se melhor em águas sujas e estagnadas, propagando assim a doença que é uma das maiores causas de mortalidade. Deve-se evitar a formação de charcos e de águas estagnadas que favorecem a reprodução do mosquito.

Filarioses

As filarioses elefantíase são transmitidas por parasitas que se instalam nos tecidos do homem, incluindo a pele, através da picada de mosquito. São responsáveis pela degeneração dos tecidos dedos dos pés.

Bilharziose

bilharziose é uma doença transmitida por microrganismos que se multiplicam e se espalham nos charcos. Propaga-se quando o individuo portador urina em águas dos charcos, tornando-se propensa a infectar outros que mergulhem nela. A bilharziose caracteriza-se por libertação de pequenas quantidades de sangue junto com a urina.

Tratamento e conservação da água

O tratamento de água é um processo que tem em vista separar todas as partículas estranhas visíveis e invisíveis e este realiza-se usando as técnicas de separação de componentes de misturas já estudadas.

Os componentes sólidos como, por exemplo, a areia, algumas partículas de capim, etc., são separadas com base na decantação. Para tal, a água é bombeada para reservatórios do centro de tratamento da água, é deixada em repouso e as partículas em referência depositam-se no fundo.

As partículas finas de poeira, de capim, etc., que permanecem na água são submetidas a sucessivas filtrações à passagem da água por outros depósitos. Por fim, são adicionadas quantidades adequadas de cloro ou lixívia outros produtos químicos para a eliminarão de microrganismos, tornando assim a água em condições «desejáveis» para o consumo.

Após o tratamento, a água é armazenada em depósitos e distribuída pela população através de condutas adequadas, ligadas as torneiras das casas.

Ciclo da água e sua importância

Já vimos que a água existente na Natureza existe nos três estados físicos da matéria, sólido, líquido e gasoso. Encontra-se em constante variação de estado físico, dependendo das condições climáticas, constituindo um sistema denominado ciclo da água ou ciclo hídrico. O ciclo da água é muito importante para a manutenção da Vida na Terra.

ciclo da água compreende três fases: a evaporação, a condensação e a precipitação.

As águas dos oceanos, do mar, dos rios, dos lagos e lagoas, nas condições ambientais, por acção do Sol e do vento, sofrem a evaporação. O mesmo ocorre com as plantas que, por transpiração, libertam parte da água nelas contida.

Já na atmosfera, o vapor de água a elevadas altitudes encontra superfícies frias e condensa-se, isto é, transforma-se passando para o estado líquido. É a água no estado líquido que de novo cai soba forma de precipitação, retornando à Terra, mantendo-se líquida ou sólida, consoante as condições.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu; DOMINGOS, Ernesto. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários