Conceito e objecto de estudo da Química

Conceito e objecto de estudo da Química

A Química estuda a composição das substâncias, a sua estrutura, as características, as leis que regulam o processo de transformação destas, as transformações, bem como a importância que têm para a sociedade.

Na Natureza ocorrem vários fenómenos como, por exemplo, o amadurecimento da fruta, a trovoada, o enferrujamento do ferro, o cair da chuva, as queimadas, entre outros fenómenos.

Como é que ocorrem esses fenómenos, porquê e qual a sua importância? Tudo isso é explicado pelas Ciências Naturais, com a finalidade de permitir ao Homem conhecer o mundo em que vive.

Devido à complexidade da Natureza e do processo de formação e aquisição do conhecimento, bem como da explicação dos fenómenos, viu-se que seria difícil tratar tudo numa só ciência pelo que foram criadas subdivisões nas áreas do saber, isto é, outras ciências, para facilitar a explicação dos fenómenos, por exemplo, a Astronomia, a Geografia, a Biologia, a Física, a Química, a Ecologia, a Sociologia, a Eletrónica, etc.

A Geografia, a Biologia, a Física, a Química, e outras ciências que se dedicam exclusivamente ao estudo dos fenómenos da Natureza, passaram a constituir as Ciências Naturais. E cada uma dedica-se ao estudo de aspectos específicos da Natureza.

Geografia: parte dela estuda os fenómenos da Natureza como, por exemplo, chuva, clima, vento, solos, etc.

Biologia: estuda a Vida, ou seja, todos os fenómenos que ocorrem nos seres vivos, em várias éreas, por exemplo, anatomia, botânica, ecologia, genética, origem da Vida, zoologia, biologia celular, classificação dos seres vivos, ecossistema, cadeia alimentar e bioquímica.

Física: estuda a força; os movimentos; os fenómenos luminosos, caloríficos, elétricos, etc.

Química: estuda os processos ligados transformação de substâncias na Natureza, como por exemplo, o enferrujamento do ferro; as queimadas; a produção de plásticos; a extração de metais; o tratamento da água; a produção de medicamentos, adubos, etc.

Então,

Química é uma ciência que estuda as substâncias e as suas transformações.

A palavra Química deriva do Latim Chimia, proveniente do árabe e grego, de um vocábulo egípcio Kem que significa negro (alusão magia negra). Aliás o Egipto foi antes conhecido por Khemia ou Khmi, literalmente «terra negra». Acreditava-se que determinadas transformações que se operavam há já 6 000 anos a.C., como a produção de metais, de objectos de cerâmica, tijolos, vidro, parte delas eram reflexo da magia negra.

A Química faz parte das Ciências Naturais. Juntamente com a Física fazem parte das ciências experimentais, pois o seu estudo ou desenvolvimento tem como base a realização de experiências para a comprovação de factos ou fenómenos. As experiências são normalmente realizadas em locais específicos conhecidos como laboratórios de Química (Fig. 2). 

Fig. 2 – Laboratório de Química

A Química estuda a composição das substâncias, a sua estrutura, as características, as leis que regulam o processo de transformação destas, as transformações, bem como a importância que têm para a sociedade.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários