Fórmulas Químicas

Fórmulas Químicas

Para representação das moléculas foi adoptada uma linguagem ou um processo simplificado a que se deu o nome de fórmulas químicas.

Fórmulas químicas é uma representação das moléculas através de símbolos químicos, números e traços.

A quantidade de átomos de cada elemento químico que podem participar na formação de uma molécula é definida com base na valência do elemento químico.

A valência de um elemento é um valor que indica a capacidade de combinação desse elemento com outros elementos para formar moléculas ou compostos.

  • As valências são representadas em numeração romana.

A tabela abaixo apresenta as valências de alguns elementos químicos:

Tabela 5: Valência de alguns elementos químicos.

Elemento químico

Valência

H, Na, Li, K, Cu, Ag, Cl, Br, F, I

I

Ca, Mg, Ba, Fe, Zn, Cu, Pb, S, O, N, C

II

B, Al, Fe, N, P

III

N, C, S, Pb

IV

P, Cl, N

V

S

VI

Para representar a fórmula química de uma molécula:

  • 1. Escreve-se os símbolos dos átomos dos elementos que constituem a molécula.
  • 2. Faz-se a troca de valências dos elementos e escrevem-se os valores numéricos à direita de cada símbolo, ligeiramente abaixo dos mesmos. Os valores numéricos em causa são chamados de índice.

O índice indica o número de átomos de cada elemento que estão quimicamente ligados. Quando o índice é 1, omite-se (não se escreve), isto é, não se coloca na fórmula química.

Por exemplo, a molécula de oxigénio que é constituída por dois átomos de oxigénio, quimicamente ligados entre si, tem como fórmula química: O2.

A fórmula química da molécula de água é H2O. Esta resultou da troca de valências entre os átomos de hidrogénio e oxigénio, em que a valência II do oxigénio tornou-se índice do hidrogénio e a valência I do hidrogénio passou a ser índice do oxigénio, que não se coloca.

Índices com um divisor comum são simplificados. Por exemplo, na escrita da fórmula química do dióxido de carbono, CO2, após a troca de valências simplifica-se os índices 2 e 4 por 2, visto terem um divisor comum que é o dois (2).

Com o enxofre de valência VI resulta a fórmula química do trióxido de enxofre, SO3, onde se simplifica os índices da seguinte maneira:

Para representar mais do que uma molécula, através de fórmulas químicas, escreve-se o número de moléculas em causa antes da fórmula, na mesma linha.

  • 5O2 – lê-se cinco moléculas de Oxigénio;
  • 3H2O – lê-se três moléculas de água.

A fórmula química de qualquer substância tem dois significados: um qualitativo e outro quantitativo. O qualitativo indica os elementos que constituem a molécula e o quantitativo indica a proporção de combinação dos átomos, isto é, o número de átomos de cada elemento que constituem a molécula.

Molécula de amoníaco, NH3:

  • Significado qualitativo: Elementos: nitrogénio (azoto) e hidrogénio.
  • Significado quantitativo: Um átomo de nitrogénio (azoto) e três átomos de hidrogénio quimicamente ligados entre si (1:3).

Molécula de amoníaco, H2:

  • Significado qualitativo: elementos: hidrogénio.
  • Significado quantitativo: dois átomos de hidrogénio quimicamente ligados entre si.

 Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários