História do surgimento da Química como ciência

História do surgimento da Química como ciência

A Química surgiu na Antiguidade há milhares de anos antes de Cristo. Já nessa altura, transformavam umas substâncias noutras. Os povos já conseguiam obter o ouro, o ferro e a prata do subsolo e também já sabiam preparar bebidas alcoólicas como aguardente e cerveja e produziam medicamentos para curar doenças, entre outros aspectos.

É nesse período que surge a Alquimia, que foi a arte de obter o ouro a partir de metais ordinários, bem como a intenção de produzir medicamentos para curar todos os males e dar longa Vida ao Homem, tornando-o imortal.

Somente no século XVIII é que surge a Química como ciência através do cientista francês Antoine Lavoisier (Fig. 3). Nesse período, a Química contribuiu para o desenvolvimento do mundo, estudando não só as substâncias em si como também todos os processos que regem a transformação das mesmas, por exemplo, quando se transformou leite em iogurte, leite em queijo, uvas em vinho, ouro em objectos de adorno, ferro em utensílios domésticos como: ferro de engomar, pratos, panelas, recipientes para perfumes, etc.

Hoje, a Química alcançou um tal nível de desenvolvimento que como ciência única não seria capaz de responder as exigências que lhe são colocadas, pelo que está subdividida em diversas áreas como a Química Inorgânica e Orgânica, a Termoquímica, a Eletroquímica, etc. Na 8ª classe, dedicaremos o nosso estudo à Química Inorgânica, que é o ramo da Química que estuda as substâncias de origem mineral, os óxidos, os ácidos, as bases e os sais.

 

Fig. 3 – Antoine Lavoisier (1743-1794)

Relação da Química com as outras ciências

Sozinha, a Química não é capaz de proporcionar aquilo de que a sociedade se beneficia face à transformação das substâncias. Para tal, a Química vale-se de conhecimentos e técnicas aprofundadas em outras ciências, relacionadas com ciências como a Geografia, a Física, a Biologia, a Matemática, etc.

Geografia: para localizar os minérios, os jazigos de petróleo, os mares, etc., podendo assim extrair e obter metais, combustíveis, carvões, diferentes sais, como o de cozinha, etc. Os tipos de solo, as necessidades de adubação e o tipo de adubo que se adequa ao solo são identificados pela Geografia permitindo à Química a produção dos adubos adequados. A determinação do nível de perfuração da camada de ozono face à poluição torna-se possível graças relação que a Química tem com a Geografia, intervindo a Química na identificação dos causadores da destruição e nas formas de prevenção.

Biologia: no desenvolvimento e nutrição dos seres vivos ocorrem transformações de alimentos sob acção de substâncias químicas produzidas pelos próprios seres vivos (enzimas) ou que serão adicionadas a titulo de catalisadores. A acção curativa de muitos medicamentos – produtos químicos – é determinada quando os químicos trabalham conjuntamente com os biólogos para determinar a sua eficácia curativa.

• A maior parte das experiências realizadas em laboratórios requerem o uso de técnicas e aparelhos da Física, sem os quais a Química não seria capaz de alcançar os sucessos que tem conseguido. A definição e medição da temperatura adequada à produção de determinado produto é possível graças à colaboração da Física. O conhecimento da estrutura do átomo, que mais tarde irá estudar, foi possível graças colaboração da Física e com as suas técnicas experimentais.

Matemática: uma das características da Química é produzir produtos com menor desperdício possível. Isso é possível graças ao uso de princípios matemáticos, que permitem fazer a previsão de quantidades aproximadas de matérias-primas para obter a quantidade desejada — cálculos estequiométricos. As transformações das substâncias obedecem a princípios naturais que são explicados com bases matemáticas (Lei de Lavoisier).

Como se pode notar, a Química vale-se destas e outras ciências para concretizar o seu papel na sociedade. Entretanto, essas ciências também se beneficiam da Química para a concretização dos seus objetivos. Aliás, além destas áreas, a Química também é muito importante em tantas outras éreas.

Importância da Química na sociedade

O Homem usa a ciência para conhecer a Natureza e usá-la em seu beneficio. Neste contexto, a Química tem uma grande importância na Vida do Homem.

Na saúde: é com base em conhecimentos de Química que em laboratórios hospitalares se fazem os diagnósticos e análises clinicas de várias doenças como a malária, DTS e HIV-SIDA, tuberculose, etc. Os medicamentos administrados para o tratamento de várias doenças são produzidos e doseados com base em conhecimentos e princípios químicos. As vacinas usadas para a prevenção das doenças são igualmente resultado do conhecimento de Química.

Na agricultura e pecuária: a crise alimentar de que o mundo se ressente para ser ultrapassada requer a intervenção da Química, pois é graças a ela que se produzem adubos ou fertilizantes, pesticidas, inseticidas, herbicidas, além de rações para alimentar os animais.

Na indústria e tecnologia: actualmente o desenvolvimento da indústria alimentar deve-se ao grande desenvolvimento da Química, uma vez que o domínio desta possibilita a produção de sumos, manteiga, arroz, carne, vegetais, doces, óleos, refrigerantes, iogurtes, produtos de beleza (cosméticos), etc.

A indústria têxtil produz uma variedade de tipos de tecido, pastas, calcado, etc., com o uso de fibras sintéticas.

O tratamento da água, para o consumo, bem como para as piscinas, é possível com recurso ao uso de substâncias químicas como o cloro, a lixivia, etc.

A produção de bebidas alcoólicas como a cerveja; a produção do sabão e detergentes, de pneus, de baterias para automóveis e pilhas para rádios, lanternas, etc., é possível graças à Química.

É usada na indústria metalúrgica para a extração e produção de metais, na petroquímica para a produção de vários derivados do petróleo bruto como a gasolina e o diesel. É responsável também pela produção plásticos, tintas, papel, resinas, filmes para fotografia, etc.

Nos serviços públicos: o controlo do nível de álcool consumido pelos motoristas, efectuado pela policia de trânsito, é possível graças ao domínio de princípios químicos. O controlo da poluição do meio ambiente e o tonner para as fotocopiadoras ou impressoras também estão assentes em princípios químicos.

Na educação: a Química é importante para a formação de técnicos de laboratório, para a investigação, bem como para o ensino da própria química.

 É de referir que além dos benefícios, a Química quando usada sem as devidas precauções, por exemplo, é responsável pela poluição do meio ambiente (Fig. 13) e pelas mortes causadas quer pelo fabrico de armas, quer pelas bombas ou venenos (Fig. 14).

 

Fig. 13 – Ave contaminada

Fig. 14 – Explosão de uma bomba atómica.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários