Indicadores ácido-base

Indicadores ácido-base

Há várias propriedades que distinguem as soluções ácidas das soluções básicas. Uma delas é o modo como alteram a cor de certas substâncias designadas indicadores ácido-base.

Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor consoante a natureza da solução em que são introduzidas.

Existem vários indicadores mas os mais usados no laboratório são a tintura azul de tornassol (usada principalmente para soluções ácidas) e a solução alcoólica de fenolftaleína (usada principalmente para soluções básicas).

Usam-se também outros indicadores como o azul de bromotimol e o alaranjado de metilo.

Os papéis indicadores são tiras de papel de filtro tingidos com os indicadores que se desejar. Para evitar que se dissolvam na solução, deve colocar-se uma gota da solução sobre o papel, em vez de o mergulhar na solução a analisar.

Os indicadores naturais são obtidos a partir de substancias naturais, principalmente a partir de plantas. Estes indicadores naturais alteram-se facilmente e, por isso, devem ser utilizados pouco tempo depois de serem preparados.

Por exemplo, a água de cozedura de alguns vegetais como a couve-roxa e a beterraba também, servem como indicadores.

Fig. 20 – Indicadores ácido-base

Por exemplo, ao cozinhar uma couve-roxa até estar macia, e depois de filtrada a solução obtida, se a adicionarmos a um ácido, como o sumo de limão ou o vinagre, a mesma torna-se vermelha. Se a adicionarmos a uma base, como um detergente amoniacal ou fermento, a solução torna-se azul ou verde. Podemos produzir outros indicadores naturais de forma semelhante e verificar o carácter de soluções do nosso quotidiano.

Na tabela 8 apresenta-se a variação de cores dos indicadores mais utilizados no laboratório, em soluções ácidas, neutras ou básicas.

Tabela 8: Variação de cores de indicadores em soluções ácidas, neutras e básicas

Indicador

Cor em solução ácida

Cor em solução neutra

Cor em solução básica

Tintura azul de tornassol

Vermelho

Azul arroxeado

Azul

Solução alcoólica de fenolftaleína

Incolor

Incolor

Carmin (lilás)

Alaranjado de metilo

Laranja

Amarelo

Amarelo

Azul de bromotimol

Amarelo

Verde

Azul

 

Química no dia-a-dia

 

 

O papel de tornassol é muito sensível aos ácidos, o que permite detectar a sua presença em soluções muito diluídas, inclusive naquelas em que não se sente o sabor ácido.

Utilizando pedaços de papel azul de tornassol, prova-se a existência de ácidos em alguns produtos alimentares. Por exemplo, experimenta com laranjas, iogurtes e outros. Com o auxilio deste indicador, poderás provar que o leite já começou a azedar, mesmo antes que isso se sinta pelo gosto.

Bibliografia

SILVA, Filomena Neves. Q9 – Química 9ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários