Lei de Conservação de Massa - Lei de Lavoisier

Lei de Conservação de Massa - Lei de Lavoisier

Antoine Lavoisier, com base em trabalhos experimentais concluiu e formulou a seguinte lei:

“Num sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual a massa total dos produtos.”

Com base nesta lei resulta que: sempre que se escreve uma equação química de uma reacção, deve-se procurar igualar o número total de átomos de cada elemento nos reagentes ao número total de átomos de cada elemento nos produtos, pois uma vez igualado o número de átomos, as massas também serão iguais.

Para acertar uma equação química, usa-se o método de tentativas. Para tal:

  • 1. Escrevem-se os símbolos ou fórmulas químicas dos reagentes e dos produtos das substâncias que participam na reacção química.
  • 2. Conta-se o número de átomos de cada elemento que participa na reacção, membro a membro.
  • 3. Em caso de desigualdade numérica dos átomos nos dois membros, coloca-se antes da fórmula em que o elemento se encontra um coeficiente que permite igualar as quantidades.

Nalguns casos tem que se recorrer ao cálculo do menor múltiplo comum (m.m.c.) dos índices para identificar o coeficiente adequado. É prático começar por acertar na seguinte ordem:

  • Primeiro os átomos dos metais, a seguir os átomos dos ametais, depois os átomos de hidrogénio e, por fim, os átomos de oxigénio.

Exemplo: Ca + O2 → CaO

Pode-se notar que o metal cálcio (Ca) apresenta igualdade numérica de átomos nos dois membros. No entanto, tem-se 2 átomos de oxigénio no primeiro membro enquanto que no segundo membro há apenas 1 átomo de oxigénio. Para igualar, coloca-se o coeficiente 2 antes de todo o produto que, consequentemente, também altera o número de átomos de cálcio. E coloca-se o coeficiente 2 antes do cálcio do primeiro membro:

2Ca + O2 → 2CaO

Somando todos os átomos do primeiro membro tem-se 4 (2Ca e O2) e no segundo membro, tem-se também 4 (2Ca e 2O). Como o número total de átomos nos dois membros da equação é igual, então, as massas também são iguais. Pelo que a equação química está certa e aplicou-se a Lei de conservação da massa.

Lavoisier

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários