Massa atómica e Massa molecular

Massa atómica

Massa é a medida da quantidade de matéria de um corpo.

Para medir a massa dos átomos, os químicos adoptaram termos de comparação, isto é, padrões específicos com os quais comparam a massa do átomo desejado e o resultado indica o número de vezes que aquele átomo é mais “pesado” que o padrão escolhido.

No entanto, actualmente usa-se como padrão o átomo de carbono. Escolheu-se o carbono por este ser o átomo mais comum na natureza e por ter a vantagem de ser sólido, sendo fácil de armazenar, de transportar e de pesar.

Fazendo corresponder o átomo de carbono a uma bola cortada em 12 fatias iguais, cada uma equivale a 1/12 da massa total do átomo.

A cada fatia chama-se unidade de massa atómica (u.m.a), cuja massa é igual a:

0,000 000 000 000 000 000 000 016 6 g

Para determinar as massas dos átomos de outros elementos, compara-se a massa do átomo em causa com 1/12 da massa do átomo de carbono  e obtém-se um valor inteiro que se designa de massa atómica relativa.

Massa atómica relativa (Ar) é o valor que indica o número de vezes que a massa do átomo em causa é maior do que 1/12 da massa do átomo de carbono.

A massa atómica relativa não tem unidades. Simbolicamente é representada por Ar.

Multiplicando a massa atómica relativa de cada elemento por 1 u.m.a (massa atribuída a 1/12 do átomo de carbono), o resultado chama-se massa atómica absoluta (ma).

Massa atómica absoluta (ma) é a massa de um átomo expressa em unidades de massa atómica (u.m.a) ou é o valor que indica o número de vezes que determinado átomo é maior do que o padrão, expresso em unidades de massa atómica.

ma (O) = 16 u.m.a., lê-se a massa atómica absoluta do oxigénio é igual a 17 unidades de massa atómica.

A massa atómica absoluta (ma) é numericamente igual a massa atómica relativa (Ar), sendo que a ma é expressa em u.m.a.

Massa molecular

A massa molecular (Mm) é a massa de uma molécula.

Na prática a massa molecular é o resultado da soma das massas de todos os átomos dos elementos que constituem a molécula.

A massa molecular pode ser relativa ou absoluta.

A massa molecular relativa (Mr) é um valor numérico que indica o número de vezes que a molécula é mais pesada que 1/12 do átomo de Carbono-12.

A massa molecular relativa não tem unidades.

Por exemplo, as massas moleculares relativas do oxigénio e da água são:

Mr (O2) = Ar (O) + Ar (O)                          Mr (H2O) = Ar (H) + Ar (H) + Ar (O)

Mr (O2) = 2 x Ar (O)                                   Mr (H2O) = 2 x Ar (H) + Ar (O)

Mr (O2) = 2 x 16                                         Mr (H2O) = 2 x 1 + 16

Mr (O2) = 32                                               Mr (H2O) = 32

A massa molecular absoluta é numericamente igual a massa molecular absoluta e é expressa em unidades de massa atómica (u.m.a).

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.