Mudança de estado físico da matéria

Mudança de estado físico da matéria

Por acção de factores externos, a matéria pode variar de um estado físico para outro, por exemplo, sob efeito térmico (aumento ou diminuição do grau de aquecimento). Cada transição da matéria de um estado para outro recebe uma designação especifica.

fusão é a passagem da matéria do estado sólido ao estado liquido.

solidificação é a passagem da matéria do estado liquido ao estado sólido.

vaporização é a passagem da matéria do estado liquido ao estado gasoso (vapor). A vaporização recebe nomes específicos dependendo da maneira como ocorre:

  • Ebulição – vaporização que ocorre por fornecimento de calor ao liquido até atingir a sua temperatura de ebulição.
  • Evaporação – passagem lenta da matéria do estado liquido ao gasoso que ocorre à temperatura ambiente, por acção do Sol ou do vento. É o processo que ocorre, por exemplo, nas salinas para a produção do sal de cozinha.
  • Calefação – passagem que ocorre quando se deita um liquido numa superfície metálica bastante quente.
  • Condensação – passagem da matéria do estado gasoso ao estado liquido. No processo de produção de bebidas secas, após vaporização, o álcool encontra as superfícies frias do alambique ou condensador e passa para o estado liquido.
  • Sublimação – passagem directa da matéria do estado sólido ao estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado liquido. A naftalina, um sólido branco, é colocada na mala ou gavetas e volvidos dias diminui de tamanho por se ter sublimado.

Para cada tipo de matéria, a mudança de estado físico ocorre a uma temperatura fixa.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários