Reacção Química: conceito, condições para ocorrência, equação química e significados qualitativo e quantitativo

Reacção Química

Reacção química é um fenómeno químico em que as substâncias iniciais se transformam em novas substâncias, com novas propriedades (características).

Quando se queima a vela, observamos a libertação de uma chama clara, de fumos negros, de calor, formação de cinza, etc., Estas e outras manifestações permitem-nos visualizar e afirmar que houve transformação na vela.

Embora não sejam uniformes para todas as reacções químicas, além das manifestações acima referidas, o decurso de uma reacção química é traduzido pela alteração da cor das substâncias, do aspecto, do cheiro, do estado físico, do teor de energia, da formação de precipitado (sólido que se deposita no fundo do recipiente da reacção), etc.

A partir de uma vela forma-se uma chama de ardor, gases ou fumos, cinzas e calor, dos quais não podemos conseguir voltar a formar a vela e, de igual modo, a partir de uma barra de ferro, com brilho, exposta ao ar ou vapor de água, passa-se a ter fragmentos acinzentados, bem diferentes da barra de ferro, facto que prova que houve transformação.

As condições necessárias para que ocorra uma reacção química são explicadas pela teoria das colisões, que refere que existe uma reacção quando as partículas iniciais:

  • Entram em contacto umas com as outras.
  • Chocam entre si.
  • Tiverem energia suficiente.

Portanto, quando substâncias iniciais (reagentes) se transformam em novas substâncias, com novas caracteristicas (produtos), dizemos que ocorreu uma reacção química.

A transformação das substâncias químicas em outras (reacções químicas) é representada através de uma linguagem adoptada pelos químicos e que é designada de equação química.

Equação química é a representação gráfica de uma reacção química através de símbolos e fórmulas químicas (a transformação das substâncias).

Equação química:

Na equação química apresenta-se à esquerda os reagentes e à direita os produtos. A separar os reagentes dos produtos coloca-se uma seta que aponta para os produtos, que indica o sentido da transformação.

Tanto os reagentes como os produtos são representados por meio de símbolos e fórmulas químicas, separando-se cada substância da outra por meio do Sinal de adição (+). Entre os reagentes, o sinal (+) significa “reage com” e nos produtos, o Sinal (+) significa “e”.

Em alguns casos, à direita de cada substância, ao mesmo nível e deixando um espaço, indica-se o estado físico de cada substância, onde o estado sólido representa-se por (s), o estado líquido por (l), o estado aquoso (aq) e o estado gasoso por (g).

Por exemplo, quando reage a substância A, no estado sólido, com a substância B, no estado liquido, para formar as substâncias C, no estado aquoso, e D, no estado gasoso, representa-se pela seguinte equação:

A(s) + B(l) → C(aq) + D(g)

Em condições adequadas, do contacto entre moléculas de hidrogénio, no estado gasoso, e de molécula de oxigénio, também no estado gasoso, formam-se moléculas de água, gasosas, conforme elucida a equação química abaixo, A propósito dos coeficientes que aparecem antes de cada uma das substâncias falaremos mais adiante.

2H2 (g) + O2 (g) → 2H2O (g)

Uma equação química apresenta dois significados: um qualitativo e um quantitativo.

  • Qualitativamente: a equação química indica-nos quais as substâncias que participam na reacção química, isto é, quais os reagentes e os produtos da reacção.
  • Quantitativamente: a equação química indica-nos a quantidade de reagentes e de produtos da reacção, através dos coeficientes estequiométricos.

Na equação da reacção acima (de formação da água):

  • Qualitativamente, o hidrogénio, no estado gasoso, reage com o oxigénio, no estado gasoso, e o produto da reacção é a água, no estado gasoso.
  • Quantitativamente, duas moléculas de hidrogénio (2H2) reagem com uma molécula de oxigénio (O2), formando-se duas moléculas de água (2H2O).

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários