Regras e normas de higiene e segurança no laboratório de Química

O estudo da química baseia-se na realização de experiências que se fazem, normalmente, num laboratório de química. Durante a realização das mesmas, alguns cuidados e medidas de segurança e higiene devem ser observados, pois determinadas substâncias são altamente perigosas. Portanto é necessário estar muito atento para evitar os acidentes.

Como trabalhar no laboratório?

Ao trabalhar num laboratório deve-se observar as seguintes regras e medidas de segurança:

• Vestir uma bata.
  • Usar os sistemas de protecção como, por exemplo, máscaras, óculos e extintor, quando necessários.
  • Não cheirar os produtos químicos.
  • Evitar fazer fogo sem controlo.
  • Não tocar nos produtos sem luvas.
  • Guardar todos os produtos químicos num lugar seguro, em frascos devidamente rotulados, isto é, deves escrever o que o frasco contém de modo a saber o tipo de produto e suas características.
  • Não beber líquidos nem comer no laboratório.
  • Respeitar a disciplina no laboratório.
  • Manusear com cuidado todos os produtos químicos.
  • Antes de se fazer qualquer experiência, prepara-te: lê os guiões da experiência e, depois, executa.
  • Limpar, antes e depois, todos os materiais a serem ou que foram usados durante as experiências.
  • Antes de saíres do laboratório, verifica se as torneiras de gás e de água estão bem fechadas, bem como se os aparelhos utilizados estão devidamente desligados.

Fig. 15 – Extintor de incêndio.

Geralmente, nos rótulos dos frascos contendo substâncias químicas (Fig. 17) aparecem símbolos que indicam as características da substância, devendo-se para o efeito tomar todas as precauções que contrariem a acção da substância. Os símbolos mais comuns são:

Fig. 17 – Símbolos dos rótulos dos frascos indicando as características das substâncias.

Material utilizado no laboratório de Química

Embora exista uma diversidade de formato e tamanho de material usado em laboratórios de química, a seguir é-te apresentado uma amostra representativa do material laboratorial.

Fig.: material de laboratório

Estrutura de um relatório para experiências químicas

l. Capa de relatório

a) Nome da Escola

b) Disciplina, tema e número da experiência

c) Nome do aluno e do professor

d) Data da elaboração do relatório

II. Índice

III. Corpo de relatório

1. Fundamentos teóricos ou introdução

São à base da teoria da experiência (tema), justificam-se, teoricamente, todos os fenómenos a serem observados durante os ensaios.

2. Titulo da experiência

Normalmente deriva do nome da experiência. Geralmente indica-se também o tipo da experiência (se é obtenção laboratorial, identificação, entre outros).

3. Objectivos

Indicação dos principais resultados que se pretendem alcançar na experiência. Os objectivos de cada experiência devem procurar realizar os de cada unidade temática. Devem ser claros, precisos, concisos e realizáveis.

4. Procedimentos

Geralmente são indicadas no guião das experiências, mas também podem ser solicitados em casos especiais. Neste passo indicam-se as actividades realizadas:

a) Aparelhos e substâncias usadas

b) Esquema de montagem e legenda dos aparelhos

c) Observações feitas ou resultados obtidos

5. Conclusões

Neste passo, faz-se a confrontação do fundamento teórico e dos resultados e/ou das observações feitas durante a experiência.

Linhas gerais para o desenvolvimento do trabalho de investigação

• 1. Escolha do tema (problematização inicial)
  • 2. Pesquisa bibliográfica, discussão do tema na aula, excursões ou visitas de estudo (organização do conhecimento)
  • 3. Elaboração do tema (ou projecto) de investigação
  • 4. Desenvolvimento experimental (que pode ou não incluir actividades laboratoriais)
  • 5. Elaboração do relatório preliminar
  • 6. Discussão do relatório
  • 7. Apresentação do relatório final.

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.