Símbolos químicos: significado dos símbolos químicos

Símbolos químicos

Como se representam os elementos químicos?

A comunicação é crucial para o entendimento entre as pessoas. Sé há comunicação eficaz quando se fala a mesma língua.

Os químicos precisaram sempre de comunicar, seja para definir estratégias comuns de investigação, para divulgar ou partilhar os resultados das pesquisas, para se acautelarem do perigo que determinada substância oferece, entre outras razões. No entanto, no mundo há uma grande diversidade de línguas pelo que havia a necessidade de encontrar formas eficazes para o estabelecimento da comunicação.

Ao longo das estradas, por exemplo, existe uma comunicação simples que permite uma circulação segura de pessoas, bicicletas e viaturas (Fig. 4), chama-se a isso sinais de transito.

Através de sinais de trânsito, os condutores de automóveis recebem mensagens, que se fossem escritas em palavras obrigariam o motorista a ter que parar o carro inúmeras vezes.

Fig. 4 – Símbolos de estrada

Em Química, temos uma situação semelhante de simplificação de trabalho e de comunicação. Durante a evolução da história da Química, elaborou-se um processo de comunicação simplificado, uma linguagem própria entendida por todos os químicos do mundo. Este processo de comunicação simplificado é utilizado para representar os elementos químicos, utilizando símbolos químicos.

Símbolo químico é um sinal químico, isto é, uma representação para traduzir os átomos que compõem um elemento químico.

Há muitos séculos atrás, os primeiros químicos criaram e usaram símbolos químicos para representar elementos e substâncias químicas. O primeiro químico que representou os átomos de um elemento químico por símbolos (Fig. 5) foi John Dalton. Os símbolos de Dalton eram bastante complicados, como ilustra a figura 5.

Fig. 5 – Símbolos químicos usados por Dalton.

Em 1813, Jons Jacob Berzelius (1779-1848), químico sueco, simplificou a representação dos símbolos de Dalton e propôs que os átomos de cada elemento químico fossem representados através de letras do alfabeto.

Os símbolos químicos propostos por Berzelius continuam válidos e usuais até hoje e a sua representação consiste em proceder da seguinte maneira:

1. Escrever a primeira letra do nome latino ou grego do elemento químico em letra maiúscula.

2. Acrescentar, em letra minúscula, uma segunda letra, no caso de elementos com a mesma inicial.

3. Os símbolos químicos lêem-se letra a letra e não globalmente como se fosse uma palavra.

Tabela 1: Alguns exemplos de símbolos químicos dos elementos

Elemento

Boro

Bário

Bromo

Carbono

Cálcio

Cloro

Cobre

Flúor

Ferro

Símbolo

B

Ba

Br

C

Ca

Cl

Cu

F

Fe

 Alguns símbolos usados têm a sua origem do nome latino ou grego dos elementos químicos. Veja a tabela que se segue:

Tabela 2: Alguns elementos químicos e seus símbolos químicos

Nome do elemento

(em português)

Nome do elemento

(em latim)

Nome do elemento

(em grego)

Símbolo químico

Cobre

Cuprum

___________

Cu

Chumbo

Plumbum

___________

Pb

Enxofre

Sulphur

___________

S

Fósforo

Phosphorus

___________

P

Iodo

___________

iodés

I

Nitrogénio / Azoto

Nitrogenum

___________

N

Prata

Argentum

___________

Ag

Sódio

Natrium

___________

Na

Os símbolos químicos de todos os elementos químicos aparecem representados numa tabela designada de Tabela Periódica ou Quadro Periódico.

Significado dos símbolos químicos

Um motorista quando encontra ao longo da estrada um Sinal com o desenho de duas crianças levando consigo pastas de livros, fica a saber que se está a aproximar de uma escola, ou seja, está a aproximar-se de um local com crianças que podem atravessar a estrada sem o devido cuidado ou que podem haver crianças a jogar futebol na estrada, pelo que deve reduzir a velocidade e prestar muita atenção na condução.

De forma semelhante, para os químicos e pessoas que estudam Química, quando vêm um símbolo químico, esse fornece um conjunto de informações: o símbolo químico representa o nome do elemento químico e indica-nos a quantidade de átomos desse elemento químico, que é um átomo.

Por exemplo, quando encontramos o símbolo químico H, este dá-nos a informação de que se está perante o elemento químico hidrogénio e tem-se um átomo de hidrogénio. Se for o símbolo Na, indica-nos estar em causa o elemento químico Sódio e que existe 1 átomo do elemento químico sódio.

Quando se pretende representar a presença de mais do que um átomo (não ligados entre si), indica-se o número de átomos em causa antes do símbolo químico, ao mesmo nível do símbolo. Veja os exemplos seguintes:

  • 3H — três átomos do elemento químico hidrogénio.
  • 2O — dois átomos do elemento químico oxigénio.
  • 4Zn — quatro átomos do elemento químico zinco.
  • 20N —  vinte átomos do elemento químico nitrogénio (azoto).

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários