Tipos de Reacções Químicas

Tipos de Reacções Químicas

Quanto ao número de participantes

a) Reacção de síntese (ou de combinação) é aquela em que duas ou mais substâncias elementares ou compostas se juntam formando uma única substância composta. (A + B → AB). Por exemplo:

2SO2 (g) + O2 → 2SO3 (g)

2Ca + O2 → 2CaO

b) Reacção de decomposição – é aquela em que uma substância composta se transforma em duas ou mais substâncias elementares ou compostas. A reacção de decomposição é também chamada de reacção de análise (AB → A + B). Por exemplo:

2H2O (g) → 2H2 (g) + O2 (g)

CaCO3 (s) → CaO (s) + CO2 (g)

Dependendo do factor que causa a decomposição, esta pode ser térmica, se causada por acção de calor; eletrolítica, se causada por acção da corrente eléctrica; catalítica, se causada por acção de catalisadores; termocatalítica se causada por acção conjunta de calor e de catalisador.

Quanto ao aspecto energético

a) Reacção exotérmica – é aquela em que no seu decurso há libertação de calor. Por exemplo: a reacção de combustão do carvão liberta grande quantidade de calor e é traduzida pela equação abaixo, onde o Sinal menos (–) que antecede o valor da quantidade de calor representa libertação de calor:

C + O → CO2 ;        Q = – x kJ

b) Reacção endotérmica – é aquela em que no seu decurso há absorção de calor. Por exemplo, para obter o oxigénio e hidrogénio, deve fornecer-se uma certa quantidade de calor de modo a decompor a água. O Sinal mais (+) que se coloca antes do valor de calor representa absorção de calor.

2H2O (g) → 2H2 (g) + O2 (g) ;      Q = + x kJ

Reacção redox – é aquela em que ocorre com perda e ganho de oxigénio, simultaneamente. O processo de perda de oxigénio chama-se redução e o de ganho, chama-se oxidação. À ocorrência simultânea de redução e oxidação, designa-se redox. Exemplo:

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários