Tipos de solução, Concentração de uma solução, Tipos de concentração, molar e percentual

Água como solvente

A solubilidade é a capacidade de uma substância se dissolver noutra, a certa temperatura.

Assim, diz-se que uma substância se dissolveu na água quando as partículas dessa substância se desfazem (desagregam) por acção da água, ficando uniformemente distribuídas entre as moléculas da água, constituindo uma soluçãomistura homogénea.

Uma solução é o resultado da interação do componente ou substância que dissolve a outra, o solvente, com a que é dissolvida, o soluto (solução = solvente + soluto). Na formação da solução, a água é o componente que participa como solvente.

Nem todas as substâncias se podem dissolver em água, as que se dissolvem, dizemos que são solúveis, por exemplo, o sal de cozinha, o açúcar, o leite em pó, o cimento, etc.

Caso contrário, dizemos que são insolúveis e formam uma mistura heterogénea, que não é solução. Por exemplo, a areia, a pedra, a colher, o pau, etc., são insolúveis em água.

Será que os sólidos se dissolvem da mesma maneira na água? A seguir descrevemos experiências simples que mostram a influência de alguns factores na dissolução de uma substância em água.

A dissolução de uma substância sólida em água é influenciada pelos factores temperatura, estado de divisão das partículas e agitação.

Concentração de uma solução

Uma solução é o resultado da dissolução de uma certa quantidade de soluto num determinado volume de solvente. A quantidade quer do soluto como do solvente varia consoante o interesse da preparação da solução.

Por exemplo, pode-se preparar uma solução de égua açucarada deitando 1 colher de chá numa chávena de água, deitando 3 colheres de chá numa chávena de água ou ainda deitando 10 colheres de chá numa chávena de água. Com certeza que a qualidade de solução preparada será diferente nos três casos.

A relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solução designa-se concentração da solução.

De acordo com esta relação entre as quantidades de soluto e da solução (concentração) podemos ter: solução diluída, solução concentrada, solução saturada, solução insaturada e solução supersaturada.

  • Uma solução diluída é a que apresenta pequena quantidade de soluto para grande quantidade de solvente. Quando se tem uma determinada solução, para dilui-la bastará acrescentar uma quantidade de solvente aquela quantidade de soluto.
  • Uma solução concentrada é aquela em que há uma proporcionalidade entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente. A solução concentrada pode ser saturada quando apresenta a quantidade máxima de soluto capaz de se dissolver naquela quantidade de solvente. Portanto, ao acrescentar mais um grama de soluto na solução saturada, este grama não será dissolvido.
  • Uma solução insaturada ainda pode comportar mais quantidade de soluto que se possa dissolver naquela quantidade de solvente.
  • Uma solução supersaturada é aquela cuja quantidade de soluto ultrapassou a capacidade do solvente dissolver a quantidade de soluto dada. Numa solução supersaturada verifica-se um depósito de cristais insolúveis de soluto no fundo do recipiente, o precipitado.

Tipos de concentração

A concentração de uma solução, representada pela letra c, pode ser expressa de diferentes formas, porém, a este nosso nível vamo-nos referir a duas que recebem as designações de concentração molar e concentração percentual.

O nome do tipo de concentração está associado as unidades em que as quantidades de soluto e de solvente são expressas, tendo em conta que a concentração nos da a relação entre as quantidades do soluto e da solução.

Concentração molar

A concentração molar é a quantidade do soluto, em moles, dissolvida em cada litro ou decímetro cúbico de solução, ou é o quociente do número de moles dissolvido num litro de solução.

A concentração molar é também conhecida por molaridade (M).

Onde:

C – Concentração molar da solução;

n – Número de moles do soluto (mol);

V – Volume total da solução, vem expresso em decímetros cúbicos (dm3) ou litros (l).

A concentração molar exprime-se em mol/l ou mol/dm3, mas esta unidade é muitas vezes abreviada e escreve-se simplesmente M, que significa molar.

Como sabes, 1 litro = 1 dm3  = 1 000 cm3.

Concentração percentual

A concentração percentual é a quantidade de soluto dissolvida em 100 gramas da solução. Indica-se em percentagem (%).

Onde:

C(%) – concentração percentual;

m1 – massa de soluto;

m – massa da solução.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu; DOMINGOS, Ernesto. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários