HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA e ORGANIZAÇÃO DA TABELA

HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA

As primeiras tentativas de classificação dos elementos químicos não iam mais longe do que o agrupamento de elementos, dividindo-os em grupos com base nas semelhanças das suas propriedades químicas. Além disso, cada elemento era examinado isoladamente, sem ligação com os outros elementos.

A primeira tentativa de classificação foi feita por Lavoisier, francês, (1789) e incluía 33 substâncias. Esta classificação deixava de fora a maior parte dos elementos conhecidos na altura, o que revelava quanta imperfeição havia nos conceitos daquele químico.

Em 1812, Jacob Berzelius, sueco, apresenta uma tabela com 42 elementos, baseada em analogias de propriedades físicas e químicas dos elementos, dividindo-os em metais e não-metais.

Johann Dobereiner (1780-1849), alemão, em 1829 descobre a disposição dos elementos em tríades e formula a lei das tríades, segundo a qual: «Existem grupos de três elementos cujos pesos atómicos formam uma progressão aritmética».

O cientista John Newlands (1837-1898), químico inglês, em 1866 formula a lei das oitavas: «Dispondo os elementos em sequência crescente de pesos atómicos, o primeiro torna-se semelhante ao oitavo, repetindo-se o facto em intervalos regulares».

Li          Be          B      C       N       O       F

Na         Mg        Al     Si       P        S       Cl

Lothar Meyer, químico alemão, descobre a regularidade nas propriedades como a condutibilidade como a condutibilidade para o calor e a electricidade.

Dimitri Ivanovich Mendeleev, dispondo os elementos segundo a sequência crescente dos seus pesos atómicos, conseguiu:

  • Dispor os elementos em harmonia com a semelhança das suas propriedades.
  • Prever os espaços vazios na Tabela Periódica, com vista a colocar elementos ainda por descobrir.

Assim, Mendeleev, químico russo, em 1869, formula a lei periódica:

“As propriedades dos elementos são uma função periódica dos seus pesos atómicos (massas atómicas)”.

 Em 1914, Moseley, cientista inglês, verifica que o número atómico (Z) é a característica principal do elemento químico e reformula a lei periódica.

“As propriedades dos elementos químicos são uma função periódica dos seus números atómicos.”

TABELA PERIÓDICA

A tabela ou quadro periódico dos elementos é um sistema onde os elementos químicos estão ordenados segundo a ordem crescente dos seus números atómicos. Existem actualmente 117 elementos químicos.

Tabela Periódica

A Tabela Periódica é constituída por grupos e períodos. Os grupos correspondem a ordenação vertical dos elementos.

Existem na tabela oito (8) grupos principais (Grupos A) e oito (8) grupos secundários (Grupos B). A União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) recomenda a numeração dos grupos de 1 a 18.

Os grupos, também designados por família são representados por numeração romana e alguns têm denominação especial.

  • O grupo IA é chamado grupo dos metais alcalinos;
  • O grupo IIA é chamado grupo dos metais alcalinos terrosos;
  • O grupo VIA é chamado grupo dos calcogéneos;
  • O grupo VIIA é chamado grupo dos halogéneos;
  • O grupo VIIIA é chamado grupo dos gases nobres ou gases raros ou ainda gases inertes.

Os elementos dos grupos A são chamados de Elementos Representativos. Os elementos dos grupos B, são chamados por Elementos de Transição.

Os períodos são a ordenação horizontal dos elementos químicos. A tabela periódica apresenta sete períodos.

Em geral os períodos não apresentam designações especiais, mas as duas últimas ordenações horizontais têm a designação Lantanídeos e Actinídeos e estas ordenações pertencem ao 6º e 7º períodos, respectivamente.

Em cada um dos lugares da tabela é indicado o símbolo químico do elemento e outras informações relativas a esse elemento, como nome, número atómico e massa atómica relativa.

Nas linhas horizontais da tabla, ou períodos, os elementos estão organizados em metálicos e não metálicos. Os elementos que se encontram destacados junto à linha separadora dos metais e não metais são conhecidos por semimetais, uma vez que têm caracteristicas intermédias entre metais e não metais.

O hidrogénio que é o elemento de número atómico menor (Z = 1) e, portanto, o primeiro elemento da Tabela Periódica, tem m lugar à parte na tabela; é um elemento que, apesar de aparecer muitas vezes colocado no grupo 1, não pertence a ele, pois não é metal. Há quem o coloque neste grupo por ter apenas um electrão de valência, tal como acontece com os metais alcalinos. Por outro lado, tem características de não-metal.

 Bibliografia

SILVA, Filomena Neves. Q9 – Química 9ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários