A Arte no Renascimento

A nível das artes, o Renascimento caracterizou-se pela inspiração nos antigos gregos e romanos e pela concepção de arte como uma imitação da Natureza, dando ao Homem um lugar privilegiado. Mas mais do que uma imitação, da Natureza devia, a fim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática. Sob impulso do humanismo surgiram e desenvolveram-se no Renascimento diversas formas de arte como pintura, escultura, literatura, arquitectura, música e outras.

Fig. 51 – Monalisa, Obra de óleo de Leonardo Da Vinci.

A pintura

Na pintura a maior conquista foi sua nova maneira de representar a Natureza, através de domínio sobre a técnica pictórica e a perspectiva de ponto central, que foi capaz de criar uma eficiente ilusão de espaço tridimensional em uma superfície plana. Entre as principais figuras ligadas as pinturas renascentistas podem se apontar Giotto, Masaccio, Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo.

O quadro A Escola de Atenas, pintado por Rafael em 1509 e que se encontra patente no Vaticano foi uma das maiores criações da pintura do Renascimento.

Fig. 52 – O quadro A Escola de Atenas, pintado por Rafael em 1509 e que se encontra patente no Vaticano foi uma das maiores criaçõe

Escultura

Na escultura, os sinais de uma revalorização de uma estética classicista, datam do século XIII.

Principais representantes:

• Nicola Pisano, Donatello, Verrocchio, Michelangelo, Tullio Lombardo, Giambologna, Francesco da Sangallo, entre outros.

Música

A música do Renascimento caracterizou-se por uma lenta transformação do universo modal para o tonal, e da polifonia horizontal para a harmonia vertical. Assistiu-se, igualmente, a uma grande renovação no tratamento da voz e na orquestração, no instrumental e na consolidação dos géneros e formas puramente instrumentais com as suites de danças para bailes.

Arquitectura

A permanência de muitos vestígios da Roma Antiga na Itália influenciou a arquitectura local, particularmente a partir do século XV, tanto na utilização de elementos estruturais ou materiais usados pelos romanos, como mantendo viva a memoria das formas clássicas.

Uma das principais características da arquitectura renascentista é a retomada do modelo centralizado de templo, desenhado sobre uma cruz grega e coroado por uma cúpula, espelhando a popularização de conceitos da cosmologia neoplat6nica e com a inspiração em edifícios-relíquias como o Panteão de Roma.

Representantes:

Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Francesco di Giorgio, Giuliano da Sangallo, Della Porta, Sansovino, Palladio, Fontana, Peruzzi e Vignola.

SUMBANE, Salvador Agostinho. H9 - História 9ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo: 2017.