A Conferência de Paris

A Conferência de Paris

A Conferência de Paz de Paris foi a maior reunião diplomática desde o Congresso de Viena, tendo-se estendido de 18 de Janeiro de 1919 a 20 de Janeiro de 1920. Nesta conferência foi assinado um importante conjunto de tratados. O ponto de partida da reunião foram os «Catorze Pontos» do presidente norte-americano Woodrow Wilson, que constituíam a única exposição sistemática dos objectivos de guerra dos «aliados». Porém, os resultados foram muito diferentes, dados os interesses particulares de cada um dos países presentes:
  • A França estava fundamentalmente interessada em garantir a sua segurança, a imposição de sanções e o pagamento das reparações de guerra por parte dos alemães. 
  • A Itália procurava que lhe fossem concedidos os territórios que lhe tinham sido prometidos em 1915, em troca da sua entrada na guerra.
  • A Grã-Bretanha estava interessada em proteger os seus interesses coloniais, ao mesmo tempo que pretendia garantir a sua supremacia naval.
  • Os Estados Unidos da América estavam particularmente interessados na criação da Sociedade das Nações, tendo sido obrigados a fazer numerosas concessões a cada um dos países, de modo a garantira sua existência.


A Conferência de Paz de Paris (1919)
f

Congresso de Viena: decorreu entre 2 de Maio de 1814 e 9 de Junho de 1815, com o objectivo de redesenhar as fronteiras europeias, alteradas pelas conquistas de Napoleão Bonaparte, restabelecer nos tronos as famílias reais derrotadas e estabelecer alianças entre a burguesia dos vários países europeus.
Foi estabelecida uma aliança político militar: a Santa Aliança, reunindo os exércitos da Rússia, Prússia e Áustria, prontos para intervir em qualquer crise que ameaçasse o Antigo Regime, incluindo a hipótese de intervir nas independências no continente americano.


Bibliografia
SOPA, António. H10 - História 10ª Classe. 1ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários