Classificação das Enzimas

Classificação das Enzimas

Nessa classificação as enzimas são agrupadas em seis classes segundo o tipo de reacção catalisada: oxirredutases, transferases, hidrolases, liases, isomerases e ligases.

  • 1) Oxido-redutases: Catalisam reacções de óxido-reducção (reacções com transferência de electrões). Essa classe é subdivida em várias subclasses como, por exemplo: – Desidrogenases. Catalisam reacções de óxido redução removendo electrões na forma de um ião hidreto de seus substratos. O ião hidreto é um átomo de hidrogénio carregado negativamente e com dois electrões (- H:); – Redutases. Catalisam reacções de redução, ou seja, adicionam átomos de hidrogénio ao substrato. – Oxigenases. Catalisam a adição do oxigénio molecular ao substrato.

lactato desidrogenase (E.C. 1.1.2.4), transforma lactato em piruvato:

  • 2)    Transferases: São enzimas que catalisam reacções de transferência de grupos, como por exemplo: – Transaminases ou aminotransferases. Transferem grupos amino (NH2) de um aminoácido para um cetoácido. – Quinases ou cinases. Transferem um grupo fosfato de um composto fosforilado, como o ATP, para seus substratos.

Por exemplo, a alanina aminotransferase (E.C. 2.6.1.2) catalisa a transferência de um grupamento amino da alanina para o α-cetoglutarato:

  • 3)    Hidrolases São enzimas que catalisam reacções de hidrólise, como por exemplo: – Hidroxilases – adicionam um átomo de oxigénio do O2 no substrato, produzindo um grupo hidroxila (OH). – Glicosidases. Hidrolisam ligações glicosídicas, ligações covalentes que unem os monossacarídeos – Peptidases. Hidrolisam ligações peptídicas.

Algumas hidrolases são pouco específicas, o que dificulta a nomenclatura mais específica das mesmas.

  • 4) Liases: Catalisam reacções de adição de grupos químicos a duplas ligações ou retiram esses grupos, produzindo duplas ligações. LIases são enzimas que catalisam a clivagem de ligações C-C, C-O, C-N, entre outras, através de hidrólise ou oxidação.

A piruvato descarboxilase (E.C. 4.1.1.1) transforma piruvato em acetaldeído + CO2

  • 5)Isomerases: Catalisam reacções que levam a formação de isómeros. Catalisam a modificação de uma única molécula, sem participação de outra.

Exemplo: alanina racemase (E.C. 5.1.1.1):

  • 6)Ligases: Catalisam reacções em que há formação de ligações covalentes C-C, C-S, C-O e C-N acopladas à energia de hidrólise de compostos do tipo nucleotídeo trifosfato como ATP, ou de outros compostos ricos em energia que não nucleotídeos trifosfatos. São conhecidas como Ligases, Carboxilases ou Sintetases, sendo que existem 6 sub-classes dessas enzimas.

ATP + L-glutamato + NH   ADP + Fosfato + L-glutamina 

Interacção Enzima-substrato:

  • A ligação com o substrato dá-se em uma região pequena e bem definida da enzima, chamada centro activo (ou sítio activo);

  • Uma molécula, para ser aceita como substrato, deve ter a forma espacial adequada para alojar-se no centro activo e grupos químicos capazes de estabelecer ligações com os radicais do centro activo;

  • centro activo é formado por resíduos de aminoácidos e constitui uma cavidade com forma definida, que permite à enzima “reconhecer” seu substrato;

Bibliografia

BERG, J. M.; TYMOCZKO, J. L.; STRYER, L. Bioquímica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2004.

CAMPBELL, M.K.; FARRELL, S. O. Bioquímica. v. 3. Tradução da 5 Edição, São Paulo, Thompson, 2008.

Comentários