Etnofilosofia

3.2.1. Etnofilosofia

Trata-se do «grito» de africanos e africanistas pelo reconhecimento do negro como homem. 
Estes produziram obras em defesa do homem negro. Uma das formas de realizar essa defesa é através da Etnofilosofia. Os etnofilósofos são assim denominados por terem feito estudos sobre etnias africanas. Estes defendem que toda a Filosofia é uma Filosofia cultural, isto é, ninguém faz Filosofia sem se basear em alguma cultura. Para Anyanw, a missão do filósofo africano é compreender e explicar os princípios sobre os quais se baseia cada urna das culturas africanas.
    Todavia, as suas pesquisas, que se apelidaram de Filosofia africana, foram alvo de severas críticas, principalmente pelas seguintes razões.
  • As abordagens feitas por tais intelectuais descreviam, na sua maioria, práticas habituais dos africanos, afirmando-se como Filosofia africana.
  • Estes estudos, quando eram feitos por africanistas não-africanos, denegriam o africano. O sacerdote belga Placide "IOmpels, por exemplo, dizia que o africano tinha uma lógica menor.
  • Uma simples catalogação de mitos, crenças e provérbios considerava-se Filosofia africana.
  • Estes estudiosos abordavam Lemas relativos a etnias africanas. Alexis Kagame, por exemplo, inspirando-se na filosofia aristotélica, escreveu uma obra intitulada A Filosofia Bantu-Ruandês do Ser, onde desenvolvia a sua reflexão, trazendo tona as categorias aristotélicas do ser, através da análise gramatical rigorosa das estruturas linguísticas. A partir desta obra, vários estudantes africanos defenderam as suas teses, cada um deles com a holófita bantu da sua língua vernácula.
  • Tempels dizia que existe uma filosofia do negro, só que esta é diferente na forma e no conteúdo da Filosofia europeia.
Por estas e outras razões, os críticos opuseram-se existência de uma Filosofia africana. Contudo, não podemos desprezar Tempels, pois a sua abordagem tinha como fim o reconhecimento do negro como homem pelos colonizadores. Por conseguinte, os seus estudos contribuíram bastante para a redefinição do relacionamento entre o Ocidente e o povo negro.

Vamos recordar...
Etnofilosofia é uma corrente de pensamento que defende que as tradições africanas espelham a racionalidade do africano, podendo estas ser consideradas Filosofia africana (mitos, provérbios, etc.).

Bibliografia
GEQUE, Eduardo; BIRIATE, Manuel. Filosofia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçamique, Maputo, 2010.

Comentários