A Fauna: Influência da vegetação na distribuição dos animais (Moçambique)

Fauna

Influência da vegetação na distribuição dos animais

Os animais distribuem-se consoante as características da vegetação.
É na savana com muito capim e na floresta aberta que existem mais animais, por encontrarem aí as melhores condições de sobrevivência.
   A savana apresenta um ambiente faunístico de abundância e de grande diversidade de animais que não é ultrapassado por mais nenhum no mundo.
    A existência de estrato herbáceo abundante, em particular na estação húmida, permite que haja uma elevada quantidade de animais de grande porte. Dentro do sistema da cadeia alimentar verifica-se a existência de herbívoros, como são os casos de antílopes, gazelas, impalas, zebras, búfalos, girafas, elefantes, rinocerontes, e de carnívoros - leões, leopardos, hienas e chacais.
    Na savana também existem muitas espécies de aves, destacando-se, por exemplo, as corredoras, como é o caso da avestruz.

Parques e reservas de animais

Moçambique possui muitas espécies de animais e uma flora variada e, por isso mesmo, para as proteger, criaram-se zonas de «protecção e conservação».
   A caça furtiva, juntamente com a expansão da agricultura, a pastorícia e as guerras, está entre as causas que levaram muitos dos animais á extinção.
   Os animais selvagens constituem um raro e grandioso espetáculo que atrai milhares de turistas de todo o Mundo, constituindo por isso uma importante fonte de divisas.
   No nosso pais existem áreas destinadas parques naturais e reservas, garantindo, assim, a protecção do meio ambiente natural e a sobrevivência da Vida animal e vegetal.
    A sobrevivência dos animais selvagens não tem como único fim a preservação de exemplares como curiosidades para as próximas gerações, nem como objecto de estudo para os cientistas, mas visa, também, a conservação do equilíbrio ecológico indispensável a um desenvolvimento harmonioso da Vida sobre a Terra.
    As tabelas 9 e 10 indicam as principais zonas de protecção e conservação de animais no nosso país.

Tabela 9: Parques Nacionais
Parque
Localização
Área (km2)
Gorongosa
Sofala
5370
Zinave
Inhambane
6000
Banhine
Gaza
7000
Arquipélago de Bazaruto
Inhambane
1600
Quirimbas
Cabo Delgado
7500
Limpopo
Gaza
10 000
Fonte: Ministério do Turismo

Tabela 10: Reservas Nacionais
Reservas
Localização
Área (km2)
Especial de Maputo
Maputo

Pomene
Inhambane

Marromeu
Sofala

Gilé
Zambézia

Niassa
Niassa

Fonte: Ministério do Turismo

Vocabulário:
Divisas - moeda estrangeira
Plantas xerófitas - são árvores típicas das áreas secas.
Preservar - garantir a continuidade ou sobrevivência; conservar.
Harmonia - disposição bem ordenada entre as partes de um todo.


Chimanimani passa a ser Reserva Nacional

Os vários estudos realizados em Chimanimani, com o objectivo de identificar as potencialidades e o regime para a sua protecção e uso sustentável, culminaram numa visão unânime das ONG, autoridades tradicionais e diversas instituições do governo, no sentido da criação de uma zona de protecção. O objectivo é criar um modelo que facilite a participação das comunidades na gestão dos recursos naturais, a protecção das zonas frágeis, a identificação das áreas de desenvolvimento do ecoturismo e a criação do museu histórico-cultural.
Ministério do Turismo (adaptado)

Santuários marítimos nas Quirimbas

Para a conservação da população pesqueira, o arquipélago das Quirimbas está a desenvolver um Projecto que visa a extensão de santuários ao longo de todas as ilhas. O primeiro santuário foi estabelecido entre as ilhas Quilálea e Sencar. Actualmente já existem santuários em Ibo, Mussenco e Matemo. A criação destes santuários está a produzir resultados palpáveis em termos de qualidade e quantidade do pescado, bem como da visita de turistas e conta com a colaboração das comunidades locais.
Recentemente foi criado o Parque Nacional das Quirimbas, que compreende uma área continental para a conservação da fauna bravia e uma área marinha para a conservação dos recursos marinhos. É em defesa dos recursos marinhos que os santuários estão a ser desenvolvidos.
Ministério do Turismo (adaptado)

A fauna não se resume apenas aos animais terrestres, mas abrange também aqueles que vivem na água e as aves.
     Os recursos marinhos mais importantes são as lulas, o camarão, a lagosta e vários tipos de peixe como a magumba e o carapau.


Bibliografia
NONJOLO, Luís Agostinho; ISMAEL, Abdul Ismael. G10 - Geografia 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários