Geografia: Conceito, Objecto de estudo, Divisões e Posição da Geografia no contexto das ciências

Conceito de Geografia

A complexidade dos assuntos tratados em Geografia, bem como a falta de consenso entre os geógrafos, tornam o exercício de definir a Geografia em algo bastante difícil. Essa dificuldade em defini-la levou a que o esforço dos geógrafos, longe de conduzir a uma só definição, resultasse em diferentes definições ou conceitos não obstante, todas as definições centralizarem o conceito da Geografia na questão de espaço.

Na verdade, no quotidiano observamos fenômenos ligados ao desenvolvimento, subdesenvolvimento, acidentes naturais (cheias, secas, sismos e vulcões), poluição do meio ambiente, guerras nos diversos países e tudo isso remete-nos sempre a questões como: onde? Em que pais?

«O grande poder da Geografia contemporânea não está apenas em enxergar mais longe, em conhecer terras, e mais terras em todos os horizontes; mas principalmente em localizar com precisão, delimitar ou correlacionar os fenómenos naturais e culturais que se passam a superfície da Terra com grande minúcia.» Josué de Castro.

«A Geografia estuda o conjunto dos fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra considerados na sua distribuição e relações recíprocas...» Orlando Ribeiro.

«... Para além de descrever o que capta, a Geografia procura compreender e, para isso, tem que analisar, interpretar, concluir mas compreender (...) o espaço, ...» Idalina Leite.
Como se pode ver, entre todas as definições que são apresentadas destaca-se o aspecto espacial e de síntese.

O Objecto de estudo da Geografia

A Geografia como um corpo de conhecimento tem no espaço o seu objecto de estudo. Desde o seu surgimento, a Geografia preocupou-se em estudar as relações entre o meio e os diferentes fenómenos físicos e humanos, tomando em conta o carácter espacial. Embora existam diferenças no modo de encarar o objecto de estudo desde a antiguidade até aos nossos dias, é consensual que o espaço é o objecto de estudo da Geografia.

Na antiguidade, o espaço geográfico era restrito zona mediterrânica e um pouco as terras em redor, e era visto como palco de fenómenos que afectavam o dia-a-dia do Homem. Havia a preocupação de localização absoluta dos fenómenos, mas esta visão alterou-se com o tempo.
As principais alterações têm relação com o aumento do horizonte geográfico, graças as viagens de comerciantes, aventureiros e sobretudo das guerras de conquistas e viagens de descobertas geográficas feitas pelos europeus para o mundo até então desconhecido.

O desenvolvimento social e económico e o surgimento de novas correntes científicas e filosóficas alteraram profundamente a concepção do espaço.
Actualmente, o espaço tem uma abordagem global em que há interacção entre fenómenos físicos e humanos.

Posição da Geografia no contexto das ciências

A Geografia estuda e partilha matérias que são do domínio de outras ciências naturais e humanas ou sociais, das quais se diferencia pelos objectivos de estudo.

Deste modo, mantém relações estreitas com a Meteorologia para obter explicações sobre o comportamento da atmosfera e dos climas; com a Biologia pode colher informações sobre os seres vivos; com a Pedologia, obtém conteúdos sobre a origem dos solos, sua composição e características; com a Hidrologia permite entender a génese dos recursos hídricos, rios, lagos, mares, oceanos e a sua distribuição geográfica; e em relação à Geologia, obtém conhecimentos sobre estruturas geológicas, rochas e relevo.

Com a Geografia Económica estabelece relações económicas que lhe fornecem matérias para o seu estudo do ponto de vista espacial dos fenómenos económicos. Por isso, os geógrafos falam simultaneamente da Geologia, da Sociologia, da Climatologia, da Economia, da Demografia, da Hidrologia, da Etnologia e da Botânica, mas este facto não retira à Geografia o seu carácter espacial e de síntese.

Ao geógrafo interessa saber onde se localizam os fenómenos, a razão da sua localização; que consequências dai derivam e como pode encontrar, as alternativas espaciais a ser tomadas nas decisões políticas e económico-sociais para o benefício da humanidade.
Com vista a situar a Geografia no contexto das ciências, alguns geógrafos procuraram explicar o âmbito específico desta ciência. Entre os estudiosos destacam-se Emmanuel Kant, Carnap e A. Hettener.

Emmanuel Kant (1724-1804) atribuiu à Geografia o carácter de ciência ideográfica. Segundo ele, tinha a tarefa de descrever os fenómenos, sem possibilidade de formular leis.

Por sua vez, A. Hettener (1859-1941), da corrente corológica, preocupou-se pela unidade da Geografia, mostrando que ao longo da sua história, esta ciência é geral e com perspectiva regional ou corológica, que se preocupa em descrever e interpretar as características diferentes da superfície da Terra. Ou seja, ciência da diferenciação regional.

Resumindo a Geografia é uma ciência de síntese que estuda os fenómenos físicos e humanos do ponto de vista espacial ou de distribuição territorial, tomando em conta as diversas correlações com outras ciências.

Correntes científicas e filosóficas que alteraram profundamente a concepção do espaço que actualmente tem uma abordagem global em que há interacção entre fenómenos físicos e humanos rumo à construção do espaço global e ecologicamente harmónico.

Divisões da Geografia

Foi preocupação para os geógrafos estabelecer a divisão da Geografia em ramos de estudo específicos, tendo em conta a multiplicidade das matérias de estudo desta ciência.
Assim, a Geografia pode ser dividida em dois grandes ramos nomeadamente a Geografia Humana e a Geografia Física. A Geografia Humana preocupa-se com o estudo da repartição dos fenómenos humanos, a sua distribuição e inter-relação à superfície do globo, analisando as actividades econ6micas das populações, organização política do espaço, o urbanismo e a distribuição da população. A Geografia Física estuda a inter-relação, a distribuição espacial dos fenómenos ligados as formas do relevo, tipos do clima, acção dos rios e dos mares, solos e cobertura vegetal.





Geografia


Física
Climatogeografia
Geomorfologia
Hidrogeografia
Biogeografia
Pedogeografia


Humana
geografia da População
Geografia Agrária
Geografia da Indústria
Geografia dos Transportes
Geografia Urbana

Dos vários tipos de classificação e divisão da Geografia merecem destaque os trabalhos de: Fenneman (1919); Chorlley (1942).

O sistema de Fenneman consiste num diagrama onde é feita a intersecção da Geografia com o campo de outras ciências. Cada intersecção dá lugar a um ramo da Geografia Geral.

Tabela 2: As divisões da Geografia, segundo Fenneman
Geografia
Ciência natural ou social
Ramo da Geografia



Geografia
Climatologia
Climatogeografia
Pedologia
Pedogeografia
Hidrologia
Hidrogeografia
Biologia
Biogeografia
Geologia
Geomorfologia
Economia
Geografia Económica
Sociologia
Geografia Urbana

O sistema de Chorlley tomando em conta a diversidade dos temas estudados em Geografia dividiu-se em dois ramos principais: o ramo geral e o regional. A Geografia Regional que elabora as bases para a Geografia geral.

Fig: As divisões da Geografia segundo Chorlley.


 Bibliografia

WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários