Modeladores da Geografia Moderna: Alexander Von Humboldt e Carl Ritter

Modeladores da Geografia Moderna

  • ALEXANDER VON HUMBOLDT
Alexander Von Humboldt – maior naturalista do seu tempo, com notável sentido de observação. Com formação em Botânica, Física, Mineralogia, Economia e Finanças, publicou várias obras, com destaque para «Ensaio de descrição do universo» e «Cosmos». O projecto físico do globo foi a principal motivação das viagens para vários países da Europa: França em 1779, Rússia 1829 e América entre 1804 e 1826, particularmente na zona da Cordilheira dos Andes.

O objectivo era realizar um estudo sistemático da Natureza na zona dos Andes, partindo de observações sobre mutações na vegetação em relação latitude, altitude e zona climática. Foi o primeiro a estabelecer o conceito de terras quentes, temperadas e frias, assim como as linhas isotérmicas. Fundou a Climatologia e a Biogeografia.

Aplicou os seus conhecimentos dos processos físicos e biológicos à classificação sistemática e à descrição comparada de fenómenos observados. As suas análises revelavam uma notável perspectiva determinista.

A. V. Humboldt procurou mostrar que a Terra tem um carácter evolutivo.
Segundo ele, é preciso estabelecer as relações de causa/efeito entre os fenómenos e localizar os fenómenos à superfície com base nos princípios da casualidade e da Geografia geral.

Ao valorizar sistematicamente o método comparativo, empírico e indutivo, partia do particular para o geral, comparando muitos dados que ele mesmo recolhia.

Entre as realizações de Humboldt constam o estudo das erupções vulcânicas, as medições da temperatura da corrente marítima fria da costa pacifica da América do Sul (designada mais tarde por corrente de Humboldt) e a demonstração dos contrastes entre as costas ocidentais e orientais dos continentes. Fez também o cálculo das altitudes médias dos continentes e construiu perfis topográficos.

Os trabalhos de Humboldt foram decisivos na concepção de ideias geográficas e sistematização das ciências do seu tempo.
  • CARL RITTER
Carl Ritter — professor na Universidade de Berlim, foi discípulo de Humboldt cujas ideias se dedicou a sistematizar. Procurou estudar as relações entre a superfície terrestre e a actividade humana, colocando no centro dos seus estudos o Homem e em plano secundário a Terra. É, por isso, considerado o iniciador da Geografia Humana.

Segundo Carl Ritter, a Geografia deve estudar as relações Homem-Meio, partindo da observação e progredindo do mais simples para o complexo.

Chegaria por comparação à formulação de leis gerais.
As ideias de Ritter são marcadas pelas tendências deterministas e teológicas, levando-o å submissão fatal do Homem as leis da Natureza e a existência de leis cósmicas superiores que orientam o destino dos homens e a ocorrência dos fenómenos físicos.

A obra mais importante de Carl Ritter é «Erdkunde», publicada entre 1833 e 1859 e composta por 21 volumes. As ideias de Carl Ritter influenciaram F. Ratzel na formulação da sua doutrina sobre o determinismo geográfico.

Bibliografia
WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários