Os nematelmintes

3.1.4. Os nematelmintes

Do ponto de vista de evolução, os nematelmintes seguem-se aos platelmintes. Trata-se de um pequeno grupo de vermes, cuja Vida é tendencialmente parasítica.

Os nematelmintes são:

  • Animais saprófagos – alimentam-se de bactérias ou são parasitas de determinados animais e plantas; também existem predadores;
  • Animais que também vivem em excrementos de outros animais e são ainda encontrados em zonas agrícolas, lugares húmidos, em águas doce e salgada.

São também chamados nemátodos.

Fig. 18: Lombrigas, Ascaris lumbricoides.


Principais nemátodos parasitas

Nome

Hospedeiro

Consequências

Principal

intermediário

Ascaris lumbricoides

Lombriga

Homem, porco

-

Infecção oral, nervosismo, perturbações estomacais e intestinais

Pascaris equorum

Cavalo, Burro

-

Idem obstipação intestinal

Entamobius

vermicularis

Homem

-

Infecção oral e por inalação

Ancylostoma

duodenale

Homem

-

Larvas perfuram a pele; nos adultos, alacam o intestino delgado; causam perda aguda de água e sangue e eosinofllia.

Trichinella spiralis

Triquinas

Rato, raposa, porco, Homem e outros animais.

Os mesmos hospedeiros

Helminloses gerais com curvas de febre caracteristicas.

Wuchereria bancrofti 

Filária

Homem

Mosquitos

Em conjugação com bactérias, causam elefantíase

Drancuculus

medinensis

Homem

Pequenos crustáceos

Edemas e cancro da pele

A Lombriga é um dos vermes mais prejudiciais ao Homem. A sua larva desenvolve-se em ambientes quentes e húmidos. No Homem, a infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectados em água ou alimentos, principalmente verduras. As larvas entram no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Infectam o fígado, onde crescem durante menos de uma semana, entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração, e seguem para os pulmões. Durante esse período, ocorre a cópula e a libertação de ovos que são excretados com as fezes.

medida profilática para muitas das doenças parasíticas é o saneamento do meio e a higiene pessoal e colectiva. É muito importante desparasitar periodicamente e recorrer aos médicos ou ao posto de saúde, assim que os principais sintomas se manifestem.

No seu conjunto, os nematelmintes são pseudocelomados. Possuem tubo digestivo completo, com boca e ânus independentes. Não têm sistema respiratório, nem circulatório. O seu sistema nervoso é muito rudimentar. Reproduzem-se apenas de modo sexuado com sexos separados.

Os nemátodos formam o grupo mais representativo, destacando-se os parasitas ascarídeos (Ascaris sp.), as triquinas (Trichinella sp., Wuchereria sp.) e vermes africanos especiais, como a Loa loa.

Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários