Plantas não vasculares – as briófitas

2.8.3. Plantas não vasculares – as briófitas

As briófitas são plantas simples e não possuem tecidos vasculares. Crescem geralmente em locais húmidos (divisão Bryophyta) e sombrios, sob a forma de vastos tapetes verdes onde a água fica retida, facilitando a sua absorção. Os musgos pertencem a este grupo. As hepáticas, embora com caracteristicas semelhantes, incluem-se na divisão Hepaticophyta.

Classe Musci

A classe Musci compreende mais de 12 mil espécies de musgos. Abundam em áreas relativamente húmidas, onde uma variedade de espécies e grande número de indivíduos podem ser encontrados. Tal como os líquenes, os musgos são sensíveis à poluição do ar, especialmente ao dióxido de enxofre, estando praticamente ausentes em áreas altamente poluídas ou apenas representados por um pequeno número de espécies. Várias espécies conseguem manter-se vivas durante anos na ausência de água, reiniciando o seu crescimento imediatamente se forem molhadas.

Estas pequenas plantas são constituídas por rizoides e os seus ramos sexuados encontram-se diferenciados em caulóide e filídios (ou filóides), dispostos de forma radiada, estruturas morfologicamente distintas da raiz, caule e folhas das plantas vasculares. Os rizoides permitem apenas a fixação da planta e não a absorção de água e nutrientes.

Musgo
Fig. 25: Exemplo de musgo


Ciclo de Vida dos musgos

No seu ciclo de Vida, os esporos são produzidos numa cápsula, que se abre quando o opérculo cai. O esporo haplóide germina, formando um protonema filamentoso emaranhado, do qual se desenvolve um gametófito folhoso. Os anterozóides são produzidos no anterídio maduro e alcançam um arquegónio, sendo atraídos quimicamente para este por uma substância açucarada, atingindo a oosfera. Dentro do arquegónio, um dos anterozóides funde-se com a oosfera produzindo o zigoto, que se divide mitoticamente formando o esporófito e, mais tarde, um esporogónio adulto. O esporogónio é constituído por uma cápsula ou esporângio, suportado por um pedículo, a seda ou seta, e recoberto por uma cápsula, a coifa. A meiose ocorre no interior da cápsula, resultando na formação e libertação de novos esporos haploides.

Vamos relembrar...

  • Os musgos são seres haplodiplontes (meiose pré-espórica) com alternância de gerações.
  • geração gametófita é mais evoluída do que a geração esporófita.
  • geração esporófita ocorre sobre o gametófito, dependendo nutricionalmente deste.
  • Os gâmetas desenvolvem-se no interior de gametângios, protegendo-os da dissecação. Possuem esporos resistentes às baixas temperaturas e à dissecação. São plantas isospóricas e anisogâmicas.
  • A fecundação é dependente da água.

 Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários