Prevenção e tratamento de doenças virais

Prevenção e tratamento de doenças virais

Como já foi referido, os vírus usam o seu hospedeiro para se alojar, multiplicar e manifestar.

São extremamente difíceis de eliminar. Até hoje, o único remédio eficiente (embora nem sempre eficaz) é a vacina, que previne a infecção. O diagnóstico deve definir claramente o tipo de infecção em causa (se é bacteriana ou viral).

Comportamentos de risco

Os comportamentos de risco, nomeadamente sexuais, são perigosos para a saúde: facilitam a penetração do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) no organismo.

Estima-se que cerca de 16% da população moçambicana, entre os 15 e os 49 anos, esteja infectada com o vírus VIH. Em Moçambique, o vírus da sida é transmitido, em mais de 90% dos casos, por meio de relações sexuais desprotegidas. Os principais motivos são a prática de relações sexuais com múltiplos parceiros e baixo índice de uso de preservativos.

As formas de transmissão do vírus da sida são as seguintes:

  • Relações sexuais sem o uso de preservativo;
  • Penetração vaginal desprotegida, que representa igualmente um alto risco de transmissão do vírus, sobretudo na vigência de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). A multiplicidade de parceiros aumenta consideravelmente o risco de contacto com o vírus;
  • Utilização incorrecta do preservativo;
  • Utilização não sistemática do preservativo (excepto em caso de relação monogâmica estável);
  • Injeção de drogas partilhando seringas e/ou agulhas;
  • Perfuração, corte ou penetração da pele com instrumentos não esterilizados, eventualmente contaminados com produtos biológicos humanos;
  • Transmissão mãe-filho durante a gravidez e parto de mães seropositivas, sem terapêutica da mãe da criança;
  • Aleitamento de criança por mulher seropositiva.

Vamos relembrar...

Os vírus são partículas de matéria proteica que sé funcionam e expressam as suas propriedades quando parasitam numa célula de organismos vivos. Os principais hospedeiros são células eucariotas. Quanto å sua origem, pouco se sabe.

Os vírus precisam de uma célula para a replicação. Uma grande parte dos vírus é responsável pelas doenças seculares que afectam o Homem, incluindo a sida – o seu combate é dificultado pela sua mutabilidade genética.

O único meio eficiente de prevenção é a vacinação, evitando a infecção, bem como o controlo de comportamentos de risco.

 Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários