Principais problemas urbanos

6. 10. Principais problemas urbanos

A urbanização desordenada que aflige muitas cidades do mundo, sobretudo dos países pobres, muitas vezes não preparados para atender às necessidades básicas das populações e sobretudo dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. De entre eles, destacam-se o desemprego, o subemprego, a criminalidade, o aumento da delinquência juvenil, a prostituição, o consumo de drogas, a exclusão social, a mendicidade, o suicídio, a falta de infra-estruturas sociais como escolas, hospitais, habitação, a insuficiência de água canalizada, de energia, de transportes, de espaços verdes, alimentação, precárias condições higio-sanitárias (ruptura de esgotos, deficiente gestão de resíduos sólidos, de valas de drenagem), poluição da água, sonora e do ar, construção desordenada, entre outros problemas.

As cidades começaram a crescer rapidamente, o que ocasionou a perda das características originais das mesmas, dando origem a um crescimento desordenado e colocando problemas a nível ambiental. A concentração das pessoas num determinado lugar aumenta o desperdício dos recursos naturais e a pressão sobre o solo pois os citadinos não cuidam dos espaços em que vivem, o que contribui para a degradação dos solos urbanos e seus recursos naturais.

Por isso é Clara a preocupação dos governos e políticos quanto à problemática do planeamento urbano e da gestão ambiental. Várias são as providências e campanhas realizadas, além do planeamento das cidades, com vista a estancar este mal que grassa na maioria das cidades do mundo.

Bibliografia

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários