Resumo sobre Agricultura e Pecuária

Resumo: Unidade II – Agricultura e Pecuária
Vamos recordar...

A agricultura é uma actividade económica que permite o desenvolvimento de espécies vegetais e animais com vista à satisfação das necessidades alimentares da população e das exigências de algumas indústrias.

agricultura e a pecuária estão dependentes de factores físicos, clima, solos, hidrografia, relevo e de factores humanos (técnicos, económicos, sociais).
O Homem intervém com técnicas avançadas (estufas, irrigação, etc.) para minorar os excessos climáticos.

Os principais tipos da agricultura tradicional das regiões tropicais são: agricultura itinerante, agricultura sedentária de sequeiro, agricultura da Ásia das Monções e agricultura moderna.

agricultura desempenha um grande papel para a Humanidade, pois é fonte de alimentação das pessoas, alimenta as indústrias, bem como é fonte de captação de divisas para o mercado.

Na tentativa de alimentar uma população em constante crescimento surgem problemas ambientais tais como a erosão dos solos, a poluição por agrotóxicos, a compactação dos solos, o desmatamento desertificação, o aquecimento da atmosfera, entre outros.

Algumas medidas para minimizar os problemas levantados passam pelo Terreceamentocurvas de nível, associação de culturas e educação ambiental das comunidades.


Bibliografia
MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários