Tipos de turismo

4.2. Tipos de turismo

De acordo com Rose (2002:6), o turismo pode ser classificado de várias formas, seja pelo volume de turistas, pela direcção do fluxo ou ainda pela abrangência espacial das viagens realizadas.

De acordo com o volume de turistas:

  • a) Turismo de Massa – refere-se ao grande número de pessoas que se deslocam em grupos a um destino turístico. Relaciona-se também com o padrão de gastos dos turistas, uma vez que se apresenta mais económico e mais colectivo.
  • b) Turismo individual – refere-se aos deslocamentos realizados de forma isolada e, geralmente, organizado pelo próprio turista. Este pode ser organizado individualmente ou por empresas turísticas.

De acordo com a direcção do fluxo turístico:

  • a) Turismo emissivo – representa o fluxo de saída de turistas que residem numa localidade ou país.
  • b) Turismo receptivo – caracterizado pelo fluxo de entrada de turistas numa localidade ou pais.

De acordo com a amplitude das viagens:

  • a) Turismo local – quando ocorre entre municípios vizinhos.
  • b) Turismo regional – quando abrange um raio de 200 a 300 km de distância da área de residência do turista.
  • c) Turismo doméstico ou nacional – quando ocorre dentro do pais de residência do turista.
  • d) Turismo internacional – quando ocorre fora do pais de residência do turista, podendo ser intracontinental ou intercontinental.

Por seu turno, Oliveira (2002), classifica o turismo em 22 tipos, segundo as características da actividade desenvolvida ou de acordo com as potencialidades exploradas, nomeadamente: turismo de lazer, de eventos, literário, de águas termais, desportivo, religioso, de juventude, social, cultural, ecológico, de compras, de aventura, gastronómico, de incentivo, de terceira idade, rural, de intercâmbio, de cruzeiros marítimos, de negócios, técnico, gay, de saúde, étnico e nostálgico.

Mas para a presente análise, cingir-nos-emos apenas a algumas modalidades de turismo, que abaixo se descrevem:

Turismo de lazer – realizado por pessoas que viajam por prazer, podendo ser praticado em qualquer lugar. As pessoas deslocam-se apenas para conhecer novos locais, descansar, sair em férias. Procuram locais que ofereçam boas infra-estruturas e equipamentos que proporcionem lazer e entretenimento.

Turismo literário – constitui um meio que permite às pessoas conviver e conhecer determinados ambientes e comunidades literárias, autores, museus, residências e locais frequentados por autores, etc., não apenas sobre livros e autores favoritos, mas também um conjunto de outras atitudes e outros valores culturalmente assumidos. Nesta óptica, o turismo é uma forma de expressão cultural e de comunicação que envolve a apropriação de imagens entre diferentes sistemas simbólicos.

Turismo de água termais – praticado por pessoas que buscam as estâncias hidrominerais para tratamento de saúde ou simples recreação. É um tipo de turismo sofisticado e localizado, exigindo grandes investimentos financeiros e organização.

Turismo cultural – praticado para a aquisição de novos conhecimentos. Este tipo de turismo compõe-se de um público bem específico. A atracção cultural passa a ser a principal motivação dos consumidores para visitar determinado destino.

Turismo desportivo – efectuado por aqueles que vão participar ou assistir a eventos desportivos. Por exemplo, o campeonato mundial de futebol realizado recentemente na África do Sul, ou as Olimpíadas, que atraem praticamente toda a população mundial.

Turismo de negócios – é praticado por executivos que viajam para participarem em reuniões, visitarem fornecedores e realizarem negócios. Trata-se de um público exigente, que requer muita atenção. Hospedam-se em hotéis de topo e necessitam de serviços especializados, como guias bilingues, tradutores, intérpretes, salas de conferências, entre outros.

Turismo religioso – praticado por pessoas interessadas em visitar locais sagrados. Milhares de peregrinos deslocam-se para o Vaticano em Roma; Jerusalém, em Israel; e para Meca, na Arábia Saudita, com o intuito de orar e pagar promessas.

Turismo ambientalecológico ou ecoturismo – praticado por pessoas que apreciam a natureza. Destacam-se os residentes em países desenvolvidos e industrializados que procuram manter contacto com os elementos biofísicos que já desapareceram das grandes cidades. O objectivo dessas visitas é apreciar a beleza do ambiente natural, respirar ar puro, fotografar e filmar a fauna e flora bem como os diversos elementos da paisagem.


Bibliografia

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários