A cidade como polo organizador do espaço

6.8. A cidade como polo organizador do espaço

A cidade é por excelência o local onde ocorrem as trocas materiais e espirituais. Estas trocas ocorrem, pois, por um lado a localização das cidades permite e favorece a distribuição de produtos agrícolas, produção e distribuição de produtos manufacturados e industriais, e por outro, devido ao consumo de bens e serviços variados. Estas trocas materiais ligam-se as trocas espirituais, pois a cidade é igualmente a sede do poder administrativo, por sua vez representativo do sistema económico, político e social; as cidades são igualmente os locais privilegiados da função educativa e de actividades recreativas, lúdicas e de lazer, que implicam público muito numeroso.

Relação campo-cidade

As relações campo-cidade não são um problema novo, mas um problema que já se verifica desde há séculos, e que ganhou urna importância considerável com o advento da Revolução Industrial, nos dias que correm, a morfologia, a estrutura e o dinamismo de muitas cidades são expressão da Vida rural. Por isso, os laços que se estabelecem entre os habitantes da cidade e do campo estendem-se para além dos arredores da cidade. A cidade tem um forte poder de atracção definitivo ou temporário sobre os habitantes do campo e ao mesmo tempo, um poder de escoamento que se manifesta num espaço periférico ao núcleo de atracção. Estes poderes de atracção podem ser resumidos nos seguintes pontos:

Atracção de imigrantes – resultantes das migrações diárias ou pendulares (o vaivém diário dos que trabalham na cidade e vivem no campo), e mesmo das migrações definitivas, sobretudo dos jovens que tanto procuram emprego, saúde, educação e outros atractivos que a cidade aparentemente oferece.

Fluxo de comunicação – os fluxos de comunicação representados pela frequência de transportes públicos (autocarro, comboio, barco, metro), de chamadas telefónicas, distribuição de jornais diários, permitem uma ligação estreita entre a cidade e o campo, diminuindo, por conseguinte, aparentemente, a distância entre estas duas áreas.

Influência sobre a agricultura — o campo fornece diariamente uma vasta gama de produtos agrícolas diários, principalmente hortícolas, leite, mandioca, batata-doce, lenha, frutos Silvestre e outros.

Por outro lado, a Cidade é fornecedora de materiais manufacturados diversos, como instrumentos agrícolas, tratores, enxadas, catanas, ancinhos e similares cuja utilidade revela-se importante para o incremento da A cidade é igualmente difusora de capitais e ideias. Finalmente, a agricultura como produtora de matérias-primas os laços de solidariedade entre o campo e a cidade.

Influência comercial – a área da influência urbana verifica-se e avalia-se pelo poder de fluxos comerciais que se afastam na direcção do campo a partir das vendas a grosso e a retalho através dos mercados, feiras e centros comerciais.

Influência da cidade como pólo de emprego de serviços especializados — a cidade pode oferecer oportunidades de emprego e especificamente de serviços especializados aos cidadãos qualificados e acaba atraindo significativamente quer cidadãos das áreas circunvizinhas, quer outros provenientes de regiões distantes destas, à procura de emprego.

Influencia intelectual — as cidades Oferecem as maiores e melhores oportunidades de formação, ensino e educação devido à existência de escolas, sobretudo escolas de nível universitário.

Estes centros universitários exercem a sua influência para além das fronteiras urbanas, constituindo pólos de atracção.

Influência recreativa e cultural – devido existência de cinemas, teatros, bibliotecas, campos desportivos, a cidade torna-se um pólo de atracção para as populações rurais.

Influência administrativa – a cidade actua como um local aglutinador de vários serviços administrativos como notários, finanças, tribunais, que exercem uma influência proporcional ao grau hierárquico das funções disponibilizadas e que deixam o meio rural na sua dependência.

Influência no estilo de vida rural – quando os citadinos passam férias ou fins-de-semana no campo, estes são um poderoso meio de difusão de estilos de Vida urbanos, como por exemplo, a maneira de vestir, de falar, de comer, o que leva o habitante rural a o Citadino, e dai tentar a sua sorte emigrando para a cidade. Outra influência que daqui resulta é a alteração do estilo de Vida e padrões culturais dos habitantes do meio rural, o que concorre para a aculturação e homogeneização das pessoas e dos estilos de Vida ou dos valores culturais.

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.