Ciclo menstrual

3.9.2. Ciclo menstrual

Ao nascer, uma mulher já apresenta todos os folículos nos ovários. Estes, a partir da puberdade, começam a desenvolver-se até maturação, geralmente um em cada mês. Portanto, mensalmente e de forma cíclica, um folículo evolui até fase de folículo maduro que liberta um óvulo.

Durante o período em que o óvulo se desenvolve no ovário, há modificações correspondentes nos tecidos que revestem o útero. Essas modificações são acompanhadas por variações na produção das hormonas sexuais femininas e repetem-se com certa periodicidade, constituindo deste modo um processo a que se dá o nome de ciclo sexual feminino, com duração média de vinte e Oito dias, e se compõe por um ciclo ovárico e um ciclo uterino.

ciclo ovárico compõe-se de três fases, nomeadamente, a fase folicular, a ovulação e a fase do corpo amarelo. O primeiro dia do ciclo é o dia em que surge a menstruação. O último dia do ciclo é o dia imediatamente anterior ao aparecimento da menstruação seguinte.

A primeira fase, a fase folicular, ocorre nos primeiros catorze dias do ciclo. Neste período, um folículo desenvolve-se e atinge a fase de folículo maduro, designada por folículo de Graaf, graças à acção das hormonas folículo-estimulantes (FSH). Ao longo deste período, o folículo produz estrogénios. Ocorre então a libertação do óvulo designado por ovulação. Por volta do 14º dia do ciclo, a parede do ovário rompe-se e o óvulo liberta-se, sendo recolhido pelo pavilhão da trompa uterina e encaminhado pelas trompas em direcção ao útero.

A fase seguinte, com a mesma duração da fase anterior, é a do corpo amarelo. O folículo que libertou o óvulo transforma-se em corpo amarelo ou lúteo pela acção de hormona luteinizante (LH) produzida pela hipófise. O corpo amarelo produz urna pequena quantidade de estrogénio e progesterona.

Ao fim dos catorze dias, o corpo amarelo é reabsorvido se não ocorrer gravidez ou mantém-se por alguns meses caso esta ocorra.

A figura seguinte mostra o esquema do ciclo ovárico.

Figura 75: O ciclo ovárico.

ciclo uterino tem a mesma duração do ciclo ovárico e decorre em simultâneo. Compõe-se de três fases: fase menstrualfase reparativa e a fase progestativa.

A fase menstrual marca o início do ciclo uterino, que dura, em média, cinco dias. Neste período, as alterações hormonais provocam a desintegração do óvulo não fecundado e do endométrio, resultando numa descarga de sangue resultante da dilatação e rompimento dos vasos sanguíneos do endométrio. O processo descrito designa-se por menstruação.

A fase reparativa dura os nove dias seguintes à menstruação. Nesta fase, o endométrio reconstitui-se. Na fase progestativa, com duração de catorze dias, o endométrio aumenta de espessura pois os vasos sanguíneos e as glândulas continuam a desenvolver-se. No fim, o útero está de novo preparado para receber um óvulo fecundado, mas, se tal não acontecer, ocorre novamente a menstruação, repetindo-se o ciclo.

Na figura seguinte, representa-se o ciclo uterino.

Figura 76: Ciclo uterino.

A quantidade de hormonas varia ao longo do ciclo sexual feminino.

Na fase folicular, correspondente à fase reparativa, o folículo produz estrogénio que promove o desenvolvimento do endométrio. Ocorre a ovulação. Na fase do corpo amarelo, produz-se progesterona em elevada quantidade, o que continua a favorecer o desenvolvimento do endométrio. Estes eventos correspondem ä fase progestativa.

Caso não haja implantação do óvulo no útero (nidação), a concentração das hormonas ováricas baixa e o endométrio desintegra-se, ocorrendo a menstruação, na fase menstrual.

A figura seguinte mostra a relação entre a variação do teor das hormonas ováricas e as modificações no útero.

Quando ocorre a gravidez, para manter o endométrio, existe uma hormona produzida pelas vilosidades coriónicas (gonadotrofina coriónica), que estimula o corpo amarelo a produzir progesterona e estrogénio. A partir do 4º mês de gestação, a manutenção do endométrio é assegurada pela placenta,

Gravidez precoce

Uma gravidez precoce é aquela que ocorre em raparigas ainda muito jovens. A gravidez requer muitos cuidados e responsabilidade e, quando surge precocemente, dá lugar a muitos problemas pois as jovens não estão nem psicológica, nem fisicamente preparadas.

O organismo da jovem pode não estar desenvolvido para a boa formação do bebé, sendo ainda um risco para a saúde da própria futura mãe. Esta não se encontra emocionalmente capaz de atender às necessidades do bebé. A gravidez precoce é também um mal social — muitas jovens abandonam os estudos pelo facto de não possuírem condições materiais para sustentar o bebé.

Normalmente, o progenitor da criança é também um jovem nas mesmas condições psicológicas e emocionais.

Na juventude, período em que os indivíduos começam a relacionar-se amorosamente, é importante que se conheçam os métodos contraceptivos imprescindíveis para relações sexuais seguras.

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.