Constituição do sistema circulatório

 3.4.3. Constituição do sistema circulatório

O sistema circulatório é constituído por:

  • Sangue, fluido formado por células dispersas em líquido;
  • Vasos sanguíneos, tubos por onde o sangue circula, atingindo todas as partes do corpo; 
  • Coração, órgão musculoso cuja contracção impulsiona o sangue, fazendo-o circular no interior dos vasos sanguíneos.

Composição do sangue

O sangue é constituído pelo plasma sanguíneo e pelos elementos figurados do sangue.

Plasma sanguíneo

plasma sanguíneo é constituído por água, substâncias minerais e orgânicas nele dissolvidas ou em emulsão. Promove o transporte das substâncias nele existente, como, por exemplo, anticorpos, para a defesa do organismo, fibrinogénio que se transforma em fibrina no processo da coagulação; transporta excreções, hormonas e nutrientes.

Elementos figurados do sangue

Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos são responsáveis pelo transporte de oxigénio; leucócitos ou glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo.

As plaquetas sanguíneas participam no processo da coagulação do sangue quando há um ferimento.

O processo da coagulação ocorre do seguinte modo: quando há um ferimento, libertam-se factores de coagulação que levam a formação do coágulo. Um dos factores libertados é a proteína tromboplastina, que transforma a protrombina em trombina. A trombina actua enzimaticamente na transformação do fibrinogénio em fibrina. As moléculas de fibrina formam uma rede que retém as hemácias formando o coágulo que fecha a ferida.

As enzimas participantes do processo da coagulação devem estar associadas aos iões do cálcio para poderem actuar. Essa associação depende da vitamina K.


Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários