Critérios de definição de cidade

6.2. Critérios de definição de cidade

Os diversos conceitos existentes de cidade colocam-nos grandes dificuldades em defini-la. Apesar das várias tentativas, mais ou menos generalizantes por parte dos geógrafos, sociólogos e historiadores, etc., nunca se chegou a uma definição universal e satisfatória, pois as cidades assumem as mais variadas formas no espaço e no tempo, sendo problemática a identificação de algumas características gerais que as aproximam. Existem, pois, vários critérios para a definição de uma cidade, e vamos indicá-los de seguida.

6.2.1. Critério demográfico

Este critério tem em conta um determinado número de habitantes e a densidade populacional.

Número total de habitantes

Em geral, as cidades possuem um número bastante elevado de habitantes; porém, há casos em que as localidades com designação oficial de cidade têm um número reduzido de habitantes comparativamente a outras com a mesma designação. Deste modo, para que um dado aglomerado urbano seja considerado Cidade, deverá possuir um número inicial de habitantes. Porém, tal número é de tal modo diferente de pais para pais, que só deve ser aceite no pais onde é aplicado.

É por isso que mesmo em diferentes países do mesmo continente, como na Europa, na América do Norte e na Ásia, encontram-se aglomerados com estatuto de cidade e cujo total de população varia imensamente. Nesta conformidade, a Islândia e a Dinamarca, consideram cidade um aglomerado que possua 200 e 250 habitantes, respectivamente; o Canadá, 1000, a França e os EUA 2500, na Áustria 500, na Grécia 10 000 e 30 000 pira o Japão. Isto levou à necessidade de os países tentarem concertar posições por forma a encontrar consensos sobre o número padrão aplicável aos países de urna certa região.

Deste modo, a conferência de estatística que teve lugar em Praga (ex-Checoslováquia) em 1966, sugeriu que fossem consideradas cidades todas aquelas aglomerações que tivessem mais de 10 000 habitantes e menos de 25% da sua população a trabalhar no sector agrícola. Assim, para países como a Nigéria, China e Índia, com aglomerados com 50 a 100 mil habitantes, o princípio da Conferência europeia não é aplicável pois nestes países tais aglomerados não são cidades, mas sim, simples aglomerados rurais.

Por outro lado, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que os países considerem urbanos os locais em que se concentrem mais de 20 mil habitantes. Por sua vez, a ONU organizou as suas próprias estatísticas com base em padrões diferentes, tal como já evidenciámos acima.

Densidade populacional

O critério densidade populacional valoriza a de pessoas por unidade de superfície.

A densidade populacional é a medida que expressa a relação entre a e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também a outros animais. É geralmente expressa em km2.

A densidade populacional nas cidades é muito elevada devido ao facto das casas citadinas serem pequenas e estarem muito próximas umas das outras, formando prédios com muitos andares, que chegam a atingir dezenas de andares. Este critéri0, apesar de ser muito usual, apresenta grandes disparidades, pois há cidades que apresentam densidades altas com cerca de 50 000 habitantes por km (Nova Iorque e Moscovo, por exemplo), e outras com 10 000, ou mesmo abaixo destes valores.

6.2.2. Critério morfológico

O critério morfológico é aquele que tem em conta o tipo de edifícios, a densidade do tráfego e vias de comunicação. Por outras palavras, a cidade apresenta, regra geral, um aspecto muito diferente do dos povoados e regiões rurais. Nas cidades predominam os prédios com vários andares, ruas largas, avenidas, grandes lojas, muita gente em circulação, transportes colectivos e privados, entre outros.

6.2.3. Critério funcional

O critério funcional tem por base o tipo de actividades e funções existentes na cidade.

Regra geral, na cidade predominam as funções dos sectores secundários e terciários variados, escasseando pessoas com trabalho no sector primário (agricultura e pecuária, etc.). Contudo, existem localidades que possuindo todas as características de cidade, nomeadamente a morfologia, quantidade e densidade de habitantes, tem a maioria da sua população empregada nas tarefas do campo.

Por isso o critério funcional tem em conta a influência exercida pela cidade sobre as áreas envolventes e o tipo de actividades a que a sua população se dedica.

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.