Doenças do sistema circulatório

As doenças do coração e dos vasos sanguíneos são inúmeras e afectam milhões de pessoas no mundo.

Algumas podem ser evitadas e controladas. As doenças cardiovasculares mais comuns são o enfarte do miocárdio, a arteriosclerosehipertensão e hipotensão e, no sistema linfático, a elefantíase.

Enfarte do miocárdio — ocorre quando existe redução da circulação do sangue no músculo cardíaco (miocárdio). Essa redução é causada pela obstrução das artérias coronárias, cuja função é transportar o sangue com oxigénio e nutrientes ao músculo cardíaco. As células musculares da região afectada podem morrer imediatamente, comprometendo o funcionamento do coração que pira de bater, levando o individuo afectado å morte.

Hipertensão e hipotensão — Hipertensão é a pressão sanguínea elevada, geralmente causada por stress, alimentação rica em sal e gordura e Vida sedentária. A hipertensão pode resultar em derrames de sangue no cérebro. A pressão sanguínea pode ser exageradamente baixa (hipotensão), que é também prejudicial para a saúde.

Arteriosclerose – surge quando as paredes das artérias perdem elasticidade devido à acumulação de gordura na superfície arterial interna. Em consequência deste facto, o espaço interno das artérias diminui, dificultando a circulação do sangue nesses locais, causando elevação de pressão sanguínea.

As placas de gordura que se depõem na superfície interna das artérias podem desprender-se delas e causar obstruções nas artérias, o que pode ter consequências graves, nomeadamente AVC.

Elefantíase – é uma doença do sistema linfático que ocorre quando os gânglios linfáticos são removidos ou sofrem lesão e prejudicam a circulação da linfa. A linfa não circula e acumula-se nos tecidos.

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.