Estrutura e função do rim do Homem

 Estrutura e função do rim do Homem

rim é um órgão par localizado na região dorsal, na linha da cintura pélvica de cada lado da coluna vertebral. Tem a forma de um feijão. Apresenta duas regiões, córtex e medula. Faz parte do aparelho urinário do Homem. Este é constituído por dois ureteres, bexiga e uretra.

Na zona medular, encontra-se a cápsula renal e na zona cortical encontram-se nefrónios que formam a unidade estrutural e funcional do rim. Os nefrónios são responsáveis pela formação da urina.

Figura 38: Rim humano.


O nefrónio é constituído por glomérulos de Malpighi, pela cápsula de Bowman, pelos tubos proximal e distal, ansa de Henle e tubo colector.

Figura 39: Estrutura do nefrónio.


Processo de formação da urina

O processo de formação da urina compreende três fases: filtraçãoreabsorção e secreção.

filtração ocorre no glomérulo de Malpighi. A arteríola aferente com pressão anteral de 70-80 mmHg transporta sangue arterial para o glomérulo onde ocorre a filtração do plasma sanguíneo. As substâncias de baixo peso molecular como água, glicose, ureia, vitaminas, aminoácidos, etc., atravessam o endotélio capilar para a cápsula e constituem o filtrado glomerular.

As proteínas e lípidos, devido ao seu elevado peso molecular, não atravessam o endotélio capilar.

Ao longo dos tubos distal e proximal, ocorre a reabsorção das substâncias que constituem o filtrado glomerular. Algumas substâncias como glicose, vitaminas, aminoácidos, são absorvidas por transporte activo e outras, água por exemplo, são reabsorvidas por osmose. As substâncias reabsorvidas entram novamente para o sistema circulatório.

Secreção é a capacidade de segregar substâncias directamente do sangue para serem expelidas, tais como as penicilinas, caso estejam presentes, e grandes quantidades de K+ e H+.

A ureia não é reabsorvida qualquer que seja a sua quantidade, pois é o principal constituinte da urina.

Figura 40: Formação da urina.


Regulação e reabsorção da água

Existem dois mecanismos de regulação dos líquidos corporais.

  • a) Hormona antidiurética (ADH) – é sintetizada pelo hipotálamo e libertada pela hipófise. Actua sobre os tubos renais (distal e proximal), permitindo uma melhor reabsorção da água que constitui o filtrado glomerular. Quando há menor consumo da água e o sangue fica mais concentrado, os osmorreguladores detectam esta anomalia e estimulam a produção da ADH, que actua sobre os tubos renais, reabsorvendo mais a água. A urina fica concentrada e a quantidade da água eliminada na urina diminui.

O consumo regular da água provoca o efeito contrário — ocorre inibição da produção da ADH.

Os tubos ficam menos permeáveis água e a urina fica diluída.

  • b) Aldosterona – aumenta a reabsorção de sódio nos tubos renais, causando uma grande retenção da água no organismo.

Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários