Evolução de um encéfalo, estrutura e função

 3.7.3. Evolução de um encéfalo, estrutura e função

O sistema nervoso dos vertebrados é originado pela ectoderme. Numa certa fase do desenvolvimento embrionário, ocorre uma invaginação na ectoderme e origina-se o tubo neural, que se dilata na região anterior, constituindo a vesícula cefálica.

A vesícula cefálica experimenta constrições; das duas primeiras constrições, originam-se três vesículas: prosencéfalo (cérebro anterior); mesencéfalo (cérebro médio); rombencéfalo (cérebro posterior).

No prosencéfalo surge uma constrição que o divide em duas vesículas. Telencéfalo que origina o cérebro e o diencéfalo. O rombencéfalo representa uma construção que o divide em metencéfalo e que origina o bolbo raquidiano. O mesencéfalo não se divide; origina quatro lóbulos, os tubérculos quadrigémeos dos quais o primeiro par está relacionado com os olhos e o segundo com os ouvidos. Todas as vesículas estão em linha recta e continuam-se pela medula espinal.

O telencéfalo origina os hemisférios cerebrais, responsáveis pelas actividades sensoriais, motoras e intelectuais. A região ventral do telencéfalo é o corpo estriado.

No diencéfalo, as paredes laterais e ventrais espessam-se e formam o tálamo e o hipotálamo. 

tálamo é o centro de ligação dos impulsos sensoriais dos receptores periféricos para as áreas sensoriais do córtex cerebral. Do hipotálamo saem vias sensitivas.

Ventralmente, o diencéfalo origina a hipófise e dorsalmente a epífise. Estas estruturas são uma parte constituinte do hipotálamo. As funções do hipotálamo são regular a temperatura, regular a produção de hormonas pela hipófise, regular as sensações de fome, sono e sede, etc.

Figura 56: Representação do encéfalo humano.


Mesencéfalo

Dorsalmente, origina os lobos ópticos que correspondem aos tubérculos quadrigémeos nos mamíferos e ventralmente, os pedúnculos cerebrais.

Os tubérculos quadrigémeos anteriores são responsáveis pela visão e os posteriores pela audição.

Os pedúnculos cerebrais possuem fibras nervosas que enviam os impulsos nervosos ao cérebro.

Metencéfalo

Origina o cerebelo, parte do bolbo raquidiano e protuberâncias. O cerebelo é responsável pela coordenação de movimentos e é importante no equilíbrio do corpo.

Mielencéfalo

Origina o bolbo raquidiano, localizado na região ventral do cerebelo. É por ele que passam os impulsos entre a medula espinal e o cérebro. Nele estão localizados o centro cardíaco, o centro vasoconstritor e o centro respiratório.

Memória

A memoria consiste num conjunto de funções realizadas por grupos de células nervosas localizadas em diferentes regiões do cérebro. A memoria não está localizada em zonas especificas do cérebro.

memória pode ser classificada segundo o tempo, em memoria de curta duração memoria de longa duração.

memória de curta duração conserva as informações durante pouco tempo, sendo o máximo da sua duração vinte e quatro horas, sendo apagadas ou transferidas e armazenadas noutro local do cérebro por alguns dias.

memoria de longa duração conserva as informações por muito tempo. Ao longo da Vida de um individuo pode recorrer-se a essas informações, muito importantes sempre que elas forem necessárias em diferentes situações.

Algumas doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso, como qualquer outro sistema do organismo humano, está sujeito a certos distúrbios causados por factores como alterações dos neurónios, tensão arterial, anomalias congénitas, drogas, substâncias químicas como certos medicamentos, microrganismos ou podem até ser de origem genética.

Algumas dessas anomalias são a amnésia e a epilepsia.

Amnésia é uma perturbação profunda da memória e resulta do facto de o individuo perder progressivamente a memória. Em certos casos, a perda da memória é tão profunda que o individuo perde a capacidade de falar, esquece-se da sua identidade e de factos importantes da sua Vida.

epilepsia é uma doença que pode ocorrer sob várias formas clínicas. Acontece em adolescentes e pode ser causada por anomalias congénitas, infecções, lesões resultantes de traumatismos cranianos, tumores cerebrais, doenças degenerativas do sistema nervoso, entre outros factores. A doença manifesta-se, às vezes, como um sintoma. Quando surge um ataque epilético, os sintomas são convulsões e perda de sentidos, entre outras.


Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários