Institucionalização da Geografia – 1870

Apesar dos avanços conseguidos por C. Ritter e A. V. Humboldt, não foram os seus trabalhos que condicionaram a leccionalização da Geografia nas escolas. Essa esteve sim, ligada ao ambiente socioeconómico, particularmente, à Revolução Industrial, pelas seguintes razões:
  • Consolidação de modo de produção capitalista.
  • Procura de matérias-primas e mercados.
  • Interesse de conhecer novas terras e povos.
  • Desenvolvimento de nacionalismos na Europa.
  • O movimento ideológico.
  • O culto de exaltação dos valores tradicionais.
  • Necessidade de conhecer o passado das nações e as condições geográficas.
  • Surgimento do idealismo, romantismo e seguidos pelo positivismo e o evolucionismo.
  • Necessidade de estimular o conhecimento da Geografia na sociedade e na juventude em particular.
Estes factores criaram condições para a institucionalização da Geografia em 1870 como disciplina curricular e, nesse âmbito, começaram a ser fundadas na Europa Sociedades de Geografia, sendo a primeira fundada em 1821 na França.

Entre 1821-1860, fundaram-se 14 novas sociedades. Daí em diante o número foi crescendo, estendendo-se para países não europeus.

Os governos e grupos económicos começam a financiar viagens de exploração, em vários continentes, estimulando trabalhos cartográficos, instalação de observatórios meteorológicos e publicação de revistas.

A institucionalização da Geografia conduziu ao surgimento de uma comunidade de profissionais dedicados ao estudo e divulgação desta ciência que vai se afirmar definitivamente.

Em 1871, realiza-se, em Bruxelas o primeiro congresso internacional, seguido por outros em vários países que vincaram a obrigatoriedade do ensino de Geografia nas escolas primárias. Paralelamente, surge a necessidade de formação de professores e da produção de publicações destinadas ao ensino, tais como artigos, mapas e revistas.

A Alemanha foi a primeira a sistematizar estas publicações, mas com tendência naturalista, desenvolvendo em particular a Geografia Física. Mais tarde, F. Ratzel inclinou-se para a Antropogeografia.

Em França, o ensino da Geografia começou dentro do espírito da escola regional, a Inglaterra também seguiu o exemplo dos outros países europeus e introduziu o ensino da Geografia nas escolas.

Por razões políticas e económicas, o ensino da Geografia estendeu-se a quase toda a Europa, América e às colónias durante o século XIX.

WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.