O Sistema endócrino

3.6. O Sistema endócrino

Parte da coordenação e equilíbrio do funcionamento dos sistemas deve-se à acção do sistema endócrino. Este é constituído por glândulas produtoras de hormonas. Todas as hormonas são transportadas pelo sangue dos locais de produção para os locais onde estimulam ou inibem determinadas funções (alvo). Actuam em doses pequenas e tom um efeito específico.

De entre as funções das hormonas, destacam-se as seguintes:

• Intervém no metabolismo celular, regulando a produção de energia;
  • Controlam funções dos sistemas digestivo, circulatório e excretor;
  • Regulam processos como o crescimento, o desenvolvimento e a maturidade;
  • Regulam a homeostase (manutenção do equilíbrio interno dos fluidos corporais);
  • Regulam o metabolismo do cálcio e do fósforo no crescimento dos ossos, etc.

Localização das glândulas endócrinas

As principais glândulas endócrinas são o hipotálamo, a hipófise, a tiroide, as paratiroides, as cápsulas suprarrenais, o pâncreas, os ovários e os testículos.

Figura 41: Localização das principais glândulas endócrinas humanas.

3.6.1. Função das hormonas

Hipotálamo — está situado na base do encéfalo, numa região chamada tálamo. A função endócrina do hipotálamo depende de neurónios especializados na produção e na libertação de hormonas, neuro-hormonas que se dirigem para a hipófise, estimulando-a a produzir hormonas.

Hipófise ou pituitária — localiza-se na base do encéfalo e encontra-se ligada ao hipotálamo. É constituída por três regiões: adeno-hipófise ou lobo anterior, neuro-hipófise ou lobo posterior e, entre os dois lobos, o lobo intermédio.

O lobo anterior da hipófise tem origem em células epidérmicas (epitelial). O lobo posterior tem origem nervosa, sendo uma extensão do hipotálamo.

A hipófise produz hormonas, algumas das quais regulam a actividade de diversas glândulas e processos no corpo. Está localizada no osso esfenoide (no crânio) e produz várias hormonas.

Figura 42: Hipófise.

O lobo anterior produz as seguintes hormonas:

• Tirotrofina, que é estimulante da tiróide;
  • Adrenocorticotrópica (ACTH), estimulante das cápsulas suprarrenais;
  • Gonadotropinas (FSH e LH), estimulam a produção de estrogénio e de progesterona;
  • Luteotropina ou prolactina (LTH), estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias;
  • Somatotropina (STH), estimula o crescimento dos ossos e de todo o corpo.

O lobo intermédio produz a hormona melanócito – estimulante (MSH), que estimula a actividade dos melanócitos no sentido de sintetizar a melanina (pigmento responsável pelo escurecimento da cor da pele).

O lobo posterior armazena hormonas produzidas nas células nervosas do hipotálamo e produz a hormona vasopressina (ADH), a hormona antidiurética que estimula os túbulos proximais a reabsorver água e a contracção arterial, e a oxitocina ou ocitocina, que provoca a contracção do útero, facilitando o trabalho do parto e, actuando sobre músculos lisos da parede uterina.

Tiroide — produz a tiroxina, que actua sobre os ossos e as células. Acelera a utilização de glicose pelas células, aumenta a frequência cardíaca e respiratória. Intervém no desenvolvimento dos ossos. Produz também a calcitonina, que actua sobre os ossos, levando os iões de cálcios, da circulação sanguínea a fixarem-se nos ossos.

Paratiróides — produzem a parahormona que actua sobre ossos e músculos. Regula a concentração de cálcio e fósforo.

Pâncreas endócrino — produz insulina que baixa a quantidade de glicose no sangue, quando esta se encontra em quantidade acima do normal, e glucagon, que eleva a quantidade de glicose no sangue quando esta desce a valores abaixo dos normais.

Cápsulas suprarrenais — produzem diversas hormonas. O córtex produz cortisona, que estimula o anabolismo dos açúcares e o catabolismo das gorduras. Tem efeitos anti-inflamatórios e antialérgicos. Estimula a conversão de aminoácidos em glicose pelo fígado (glicogénio) e a utilização de lípidos como fonte de energia. Produz ainda a aldosterona que regula a concentração de sódio e potássio no sangue. A medula das cápsulas suprarrenais produz adrenalina e noradrenalina, que actuam sobre o coração, músculos e aparelho respiratório, actuando em momentos de emoção, pânico e ansiedade.

Estas hormonas aumentam a força e a frequência dos batimentos cardíacos, aumentam o fluxo sanguíneo ao coração e os músculos esqueléticos aumentam a concentração de açúcar no sangue.

Ovários – produzem estrogénio e progesterona que, actuando sobre o aparelho sexual feminino, controlam as características sexuais femininas, a gravidez e regulam o ciclo menstrual.

Testículos – produzem testosterona que, actuando sobre o aparelho sexual masculino, controla as caracteristicas sexuais masculinas.

Mucosa do duodeno — produz secretina, que estimula a secreção do suco pancreático, e a colecistoquinina, que estimula a libertação da bílis.

As hormonas actuam em pequenas doses, mas a produção insuficiente ou excessiva das hormonas são prejudiciais. Como exemplo, pode citar-se a hipofuncão da hipófise (em conexão com a produção da hormona somatotrópica) que produz o ananismo (baixa estatura) e a hiperfunção, o gigantismo (estatura muito elevada). No individuo adulto, a hiperfunção causa acromegalia, que consiste no espessamento ósseo anormal, dos dedos, do queixo e da arcada superciliar. A hipofuncão do pâncreas endócrino, produzindo insulina insuficiente, causa diabetes mellitus.

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.