Sistema linfático

3.4.4. Sistema linfático

A baixa pressão a que está sujeito o sangue nos capilares, bem como a pequena espessura destes vasos sanguíneos, promovem a saída do plasma contendo glóbulos brancos para o exterior através da sua parede. Este fluido é designado por linfa e circula parcialmente em vasos linfáticos.

linfa e os vasos linfáticos constituem o sistema linfático, que desempenha funções importantes no organismo dos vertebrados.

linfa, fluido composto por plasma e glóbulos brancos, é designada por linfa intersticial quando envolve as células dos tecidos e com elas estabelece directamente as trocas gasosas.

Transporta até às células nutrientes e recolhe as substâncias tóxicas resultantes do metabolismo celular. Por outro lado, é designado por linfa circulante quando circula em vasos linfáticos. Além da função já referida, a linfa faz parte do sistema imunitário, participando na defesa do organismo, e transporta produtos da digestão de lípidos, através dos vasos quilíferos quando ocorre a absorção intestinal.

Constituição do sistema linfático

O sistema linfático é constituído pela linfa, pelos vasos linfáticos e pelos gânglios linfáticos.

Vasos Linfáticos

Capilares linfáticos são vasos pequenos, constituídos por uma camada de células. São como os capilares sanguíneos, mas são fechados nas extremidades. Os capilares sanguíneos unem-se formando vasos cada vez maiores: as veias Linfáticas.

Os vasos de maior calibre são semelhantes às veias sanguíneas e possuem válvulas que impedem o refluxo da linfa.

As principais veias são a grande veia Linfática ou canal linfático e o canal torácico ou canal linfático esquerdo.

Ao longo das veias linfáticas, existem estruturas denominadas gânglios linfáticos, pequenos órgãos com cavidades (seios). São mais abundantes em alguns órgãos internos, nas axilas, no pescoço e nas virilhas.

Através das numerosas cavidades dos gânglios, a linfa circula pelo seu interior, onde é filtrada, antes de regressar à corrente sanguínea. Microrganismos, toxinas, partículas estranhas e células mortas são destruídas nos gânglios linfáticos.

Nos gânglios linfáticos, os glóbulos brancos concentram-se quando há uma invasão microbiana. Deste modo, os gânglios Linfáticos são órgãos de defesa do organismo humano.

A figura seguinte mostra a constituição do sistema linfático.

Figura 33: Constituição do sistema linfático.

circulação da linfa acontece porque os vasos linfáticos estão dispostos junto aos músculos. São as contracções musculares que ajudam a linfa a circular.

Na circulação da linfa, a linfa intersticial é absorvida pelos capilares Linfáticos que se reúnem nos dois grandes vasos: a linfa da metade direita acima do diafragma é recolhida pela grande veia linfática e a das restantes partes para o canal torácico. Estes vasos abrem nas veias subclávias direita e esquerda respectivamente, perto do coração, e a linfa volta, assim, a ser reintegrada no sangue.

Doenças do sistema circulatório

As doenças do coração e dos vasos sanguíneos são inúmeras e afectam milhões de pessoas no mundo.

Algumas podem ser evitadas e controladas. As doenças cardiovasculares mais comuns são o enfarte do miocárdio, a arteriosclerosehipertensão e hipotensão e, no sistema linfático, a elefantíase.

Enfarte do miocárdio — ocorre quando existe redução da circulação do sangue no músculo cardíaco (miocárdio). Essa redução é causada pela obstrução das artérias coronárias, cuja função é transportar o sangue com oxigénio e nutrientes ao músculo cardíaco. As células musculares da região afectada podem morrer imediatamente, comprometendo o funcionamento do coração que pira de bater, levando o individuo afectado å morte.

Hipertensão e hipotensão — Hipertensão é a pressão sanguínea elevada, geralmente causada por stress, alimentação rica em sal e gordura e Vida sedentária. A hipertensão pode resultar em derrames de sangue no cérebro. A pressão sanguínea pode ser exageradamente baixa (hipotensão), que é também prejudicial para a saúde.

Arteriosclerose – surge quando as paredes das artérias perdem elasticidade devido à acumulação de gordura na superfície arterial interna. Em consequência deste facto, o espaço interno das artérias diminui, dificultando a circulação do sangue nesses locais, causando elevação de pressão sanguínea.

As placas de gordura que se depõem na superfície interna das artérias podem desprender-se delas e causar obstruções nas artérias, o que pode ter consequências graves, nomeadamente AVC.

Elefantíase – é uma doença do sistema linfático que ocorre quando os gânglios linfáticos são removidos ou sofrem lesão e prejudicam a circulação da linfa. A linfa não circula e acumula-se nos tecidos.

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.