Sistema reprodutor humano

 3.9.1. Sistema reprodutor humano

Os aparelhos reprodutores masculinos do homem e da mulher apresentam diferenças significativas. Ambos representam os seguintes constituintes:

  • Gónadas, órgãos produtores de gâmetas;
  • Vias genitais, condutores dos gâmetas;
  • Órgãos sexuais externos, que facilitam o acto sexual.

O aparelho reprodutor masculino é constituído por:

  • — Gónadas: testículos.
  • — Vias genitais: - epidídimo; - espermidutos ou canais deferentes; - uretra.
  • — Glândulas anexas: - vesiculas seminais; - próstata; - glândulas de Cowper (glândulas bulborrectais).
  • — Órgão copulador: pénis. 
Figura 71: Constituição do sistema reprodutor masculino.


Testículos

No embrião, os testículos localizam-se no interior da cavidade abdominal. Um mês antes do nascimento, alojam-se numa dobra de pele chamada saco escrotal ou escroto, fora da cavidade abdominal. Essa deslocação dos testículos é importante porque a formação dos espermatozoides requer temperaturas mais baixas do que a do interior da cavidade abdominal.

Tubos seminíferos

São pequenos tubos enovelados, localizados no interior dos testículos, onde são produzidos os espermatozoides.

Epidídimo

É um tubo onde os espermatozoides terminam a sua maturação e ganham mobilidade. É no epidídimo que os espermatozoides ficam armazenados até ao momento da sua eliminação. Os espermatozoides são transportados até ao epidídimo pelos canais deferentes.

Canal deferente ou espermiductos

São canais por onde passam os espermatozoides, a sair do epidídimo. Os canais provenientes de cada testículo fundem-se num único tubo chamado ducto ejaculador que desemboca na uretra. Produz secreções.

Uretra

E um canal comum ao aparelho reprodutor e o aparelho urinário do homem. Percorre o interior do pénis e abre-se para o exterior na extremidade da glande. A função da uretra é conduzir os espermatozoides, juntamente com secreções produzidas pelas glândulas anexas para o exterior e eliminar urina.

Vesiculas seminais, próstata e glândulas de Cowper são glândulas anexas ao aparelho reprodutor masculino cuja função é produzir secreções que, juntamente com as dos canais deferentes e os espermatozoides, formam o sémen ou esperma.

A secreção das vesiculas seminais contém substâncias nutritivas, que nutrem os espermatozoides até que um deles se una ao óvulo. A secreção produzida pela próstata é um líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais.

A secreção produzida pelas glândulas de Cowper é um muco que participa na limpeza do canal uretral antes da passagem dos espermatozoides durante a ejaculação e ajuda a lubrificação dos órgãos sexuais durante o acto sexual. Na figura seguinte estão esquematizados em corte transversal a estrutura interna do pénis (A), dos testículos e a parede dos tubos seminíferos com células germinativas em diferentes estádios (B).

Figura 72: Pénis e testículos em corte transversal.


O aparelho reprodutor feminino é constituído por:

  • — Gónadas: ovários.
  • — Vias genitais: ovidutos ou trompas uterinas ou de Falópio: útero; vagina.
  • — Órgãos externos: vulva constituída por grandes e pequenos lábios e o clitóris. 

Figura 73: O aparelho reprodutor feminino.


Ovários

Localizam-se na região pélvica. A sua região mais externa (zona cortical) apresenta numerosos conjuntos celulares esféricos, com diferentes tamanhos, chamados folículos e encontram-se envolvidos por tecido conjuntivo.

A região mais interna (zona medular) é muito vascularizada e é formada por tecido conjuntivo denso. 

Trompas de Falópio ou ovidutos

São dois tubos ligados ao útero. A extremidade livre de cada trompa é larga e com franjas, formando os pavilhões, próximos de cada ovário. São elas que recebem os óvulos que se libertam, com a ajuda de cílios, cujo batimento exerce uma força que atrai os óvulos que, posteriormente, se deslocam até ao útero.

Útero

É um órgão oco, de parede musculosa. Apresenta a forma de uma péra. A parte superior do útero, mais larga, está ligada às trompas. A região inferior é designada por colo uterino. É estreita e comunica com a vagina. Internamente, o útero está revestido pelo endométrio, um tecido muito vascularizado.

Vagina

É o canal que abre para o exterior junto aos 6rgäos externos. É um canal de parede musculosa.

Encontra-se revestida por uma membrana, cujas células libertam glicogénio. A acidez do meio vaginal resulta da fermentação do glicogénio devido å actividade de bactérias presentes na mucosa vaginal. Esta acidez impede o desenvolvimento de microrganismos patogénicos que possam estar presentes na vagina. Está localizada atrás da abertura de uretra que faz parte do sistema urinário.

Hímen

E uma membrana fina, que recobre a entrada da vagina. Esta membrana geralmente rompe-se após a primeira relação sexual.

Vulva

É o conjunto dos órgãos externos. É constituída pelos grandes lábios e duas pregas de pele coberta de pêlos. Os grandes lábios envolvem pregas menores de pele designadas por pequenos lábios. A sua função é proteger a abertura vaginal.

Clitóris

É um órgão pequeno, que corresponde glande do pénis. Está localizada na região anterior da vulva. É um órgão constituído por tecido esponjoso e apresenta grande sensibilidade, importante no acto sexual.


Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários