Sistemas reprodutores

 3.9. Sistemas reprodutores

A reprodução é a função pela qual os seres vivos garantem a continuidade da espécie. Sem a reprodução, haveria extinção de espécies, ou seja, os seres vivos que morressem não deixariam descendência, ficando assim comprometida a sobrevivência da Vida na Terra.

Nos animais ocorrem duas formas de reprodução: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

Na reprodução assexuada, não há participação de gametas, os novos indivíduos são originados por um só progenitor. Os casos mais frequentes ocorrem através de brotamentos, como acontece na hidra, através da gemulação que se verifica nas esponjas, e na fragmentação, que ocorre, por exemplo, em platelmintes, anelídeos e equinodermes.

Na figura seguinte estão representadas formas de reprodução assexuada em alguns animais.

Figura 66: Algumas formas de reprodução assexuada.

A reprodução sexuada é a principal forma de reprodução nos animais.  Neste tipo de reprodução, há participação de células especializadas na reprodução designadas por gâmetas, ou seja, células reprodutoras masculinas (espermatozoides), e femininas (óvulos). Para que se forme um novo ser, deve haver a união gamética, designada por fecundação, e a formação do ovo.

Os gâmetas, masculinos e femininos, podem ser produzidos no mesmo animal, nas espécies monóicas ou em animais diferentes, nas espécies dioicas.

A fecundação pode ser interna, dentro do organismo do sexo feminino, ou externo. A reprodução sexuada, por permitir o intercâmbio genético entre indivíduos diferentes, garante a variabilidade genética nos seres dela resultantes, garantindo a evolução das espécies. A figura seguinte mostra esquemas de gâmetas. 

Comparação dos sistemas reprodutores dos invertebrados

Os sistemas reprodutores dos invertebrados apresentam constituição variada. Seguidamente, descreve-se os sistemas reprodutores dos celenterados platelmintes, anelídeos e artrópodes.

As hidras (celenterados) podem ser espécie dioica ou monoicas. Também se podem reproduzir assexuadamente. Os gâmetas são formados a partir de células intersticiais. Os espermatozoides são libertados na água e nadam ao encontro dos 6vulos que se encontram junto ao corpo da progenitora ou são também libertos na água. As gametas unem-se originando o ovo ou zigoto, que se desenvolve e origina um novo ser. No caso da hidra, o desenvolvimento é directo. O embrião liberta-se do corpo da hidra-mãe. A figura seguinte mostra a reprodução sexuada da hidra. 

Figura 68: Reprodução na hidra.

A planaria (platelminte) é uma espécie monoica. No mesmo animal encontram-se testículos, gónadas masculinas, e os ovários, gónadas femininas.

O sistema reprodutor masculino é constituído por um órgão copulador, o pénis, gónadas masculinas (testículos), e ductos espermáticos. O sistema reprodutor feminino é formado por gónadas femininas (ovários), ovidutos, glândulas vitelínicas e poro genital.

A fecundação é interna. Os ovos são colocados dentro de casulos.

Figura 69: O sistema reprodutor da planária.

Sistemas reprodutores dos vertebrados

Nos vertebrados machos, os testículos (gónadas) são constituídos por tubos em forma de novelos, local em que se formam os espermatozoides. Nos peixes e nos anfíbios, os espermatozoides são transportados para o exterior dos testículos por um canal que desemboca no canal de Wolff.

O canal de Wolff tem uma dupla função, a de conduzir tanto a urina como os espermatozoides.

Nos répteis, aves e mamíferos, o canal de Wolff actua apenas como condutor de espermatozoides formando o canal deferente.

Os testículos localizam-se geralmente numa prega de pele chamada saco escrotal.

Nas fêmeas, os ovários não desembocam no canal de Wolff. Os óvulos são conduzidos para o exterior do corpo através dos canais de Müller. Perto dos ovários, a extremidade dos canais de Müller apresenta-se larga e com cílios, para receber os 6vulos depois da ovulação.

Nos peixes e nos anfíbios, o canal de Müller não apresenta regiões diferenciadas, enquanto que nos répteis, aves e mamíferos, este apresenta regiões com funções especificas, nomeadamente, trompas de Falópio, útero e vagina.

Em alguns animais inferiores, incluindo alguns mamíferos primitivos, os canais urinários, os canais reprodutores e o tubo digestivo, desembocam na cloaca, uma camara que abre para o exterior através do ânus. Nos mamíferos superiores, os canais urinários e reprodutores estão separados do tubo digestivo e formam o seio urogenital. Este encontra-se em posição ventral, enquanto o ânus, constituinte do tubo digestivo, localiza-se dorsalmente.

Seguidamente, representam-se os sistemas urogenitais masculinos e femininos de diferentes vertebrados.

Figura 70: Esquemas do sistema urogenital masculinos (A) e femininos (B) dos vertebrados.

Os vertebrados são animais dioicos. A fecundação pode ser externa (na maioria dos peixes e dos anfíbios) ou interna nos répteis, nas aves e nos mamíferos. O desenvolvimento pode ser directo na maioria dos vertebrados ou indirecto nos anfíbios e alguns ágnatas.

3.9.1. Sistema reprodutor humano

Os aparelhos reprodutores masculinos do homem e da mulher apresentam diferenças significativas. Ambos representam os seguintes constituintes:

  • Gónadas, órgãos produtores de gâmetas;
  • Vias genitais, condutores dos gâmetas;
  • Órgãos sexuais externos, que facilitam o acto sexual.

O aparelho reprodutor masculino é constituído por:

  • Gónadas: testículos.
  • Vias genitais: - epidídimo; - espermidutos ou canais deferentes; - uretra.
  • Glândulas anexas: - vesiculas seminais; - próstata; - glândulas de Cowper (glândulas bulborrectais).
  • Órgão copulador: pénis.

 

Figura 71: Constituição do sistema reprodutor masculino.

Testículos

No embrião, os testículos localizam-se no interior da cavidade abdominal. Um mês antes do nascimento, alojam-se numa dobra de pele chamada saco escrotal ou escroto, fora da cavidade abdominal. Essa deslocação dos testículos é importante porque a formação dos espermatozoides requer temperaturas mais baixas do que a do interior da cavidade abdominal.

Tubos seminíferos

São pequenos tubos enovelados, localizados no interior dos testículos, onde são produzidos os espermatozoides.

Epidídimo

É um tubo onde os espermatozoides terminam a sua maturação e ganham mobilidade. É no epidídimo que os espermatozoides ficam armazenados até ao momento da sua eliminação. Os espermatozoides são transportados até ao epidídimo pelos canais deferentes.

Canal deferente ou espermiductos

São canais por onde passam os espermatozoides, a sair do epidídimo. Os canais provenientes de cada testículo fundem-se num único tubo chamado ducto ejaculador que desemboca na uretra. Produz secreções.

Uretra

E um canal comum ao aparelho reprodutor e o aparelho urinário do homem. Percorre o interior do pénis e abre-se para o exterior na extremidade da glande. A função da uretra é conduzir os espermatozoides, juntamente com secreções produzidas pelas glândulas anexas para o exterior e eliminar urina.

Vesiculas seminais, próstata e glândulas de Cowper são glândulas anexas ao aparelho reprodutor masculino cuja função é produzir secreções que, juntamente com as dos canais deferentes e os espermatozoides, formam o sémen ou esperma.

A secreção das vesiculas seminais contém substâncias nutritivas, que nutrem os espermatozoides até que um deles se una ao óvulo. A secreção produzida pela próstata é um líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais.

A secreção produzida pelas glândulas de Cowper é um muco que participa na limpeza do canal uretral antes da passagem dos espermatozoides durante a ejaculação e ajuda a lubrificação dos órgãos sexuais durante o acto sexual. Na figura seguinte estão esquematizados em corte transversal a estrutura interna do pénis (A), dos testículos e a parede dos tubos seminíferos com células germinativas em diferentes estádios (B).

Figura 72: Pénis e testículos em corte transversal.

O aparelho reprodutor feminino é constituído por:

  • Gónadas: ovários.
  • Vias genitais: ovidutos ou trompas uterinas ou de Falópio: útero; vagina.
  • Órgãos externos: vulva constituída por grandes e pequenos lábios e o clitóris. 

Figura 73: O aparelho reprodutor feminino.

Ovários

Localizam-se na região pélvica. A sua região mais externa (zona cortical) apresenta numerosos conjuntos celulares esféricos, com diferentes tamanhos, chamados folículos e encontram-se envolvidos por tecido conjuntivo.

A região mais interna (zona medular) é muito vascularizada e é formada por tecido conjuntivo denso. 

Trompas de Falópio ou ovidutos

São dois tubos ligados ao útero. A extremidade livre de cada trompa é larga e com franjas, formando os pavilhões, próximos de cada ovário. São elas que recebem os óvulos que se libertam, com a ajuda de cílios, cujo batimento exerce uma força que atrai os óvulos que, posteriormente, se deslocam até ao útero.

Útero

É um órgão oco, de parede musculosa. Apresenta a forma de uma péra. A parte superior do útero, mais larga, está ligada às trompas. A região inferior é designada por colo uterino. É estreita e comunica com a vagina. Internamente, o útero está revestido pelo endométrio, um tecido muito vascularizado.

Vagina

É o canal que abre para o exterior junto aos 6rgäos externos. É um canal de parede musculosa.

Encontra-se revestida por uma membrana, cujas células libertam glicogénio. A acidez do meio vaginal resulta da fermentação do glicogénio devido å actividade de bactérias presentes na mucosa vaginal. Esta acidez impede o desenvolvimento de microrganismos patogénicos que possam estar presentes na vagina. Está localizada atrás da abertura de uretra que faz parte do sistema urinário.

Hímen

E uma membrana fina, que recobre a entrada da vagina. Esta membrana geralmente rompe-se após a primeira relação sexual.

Vulva

É o conjunto dos órgãos externos. É constituída pelos grandes lábios e duas pregas de pele coberta de pêlos. Os grandes lábios envolvem pregas menores de pele designadas por pequenos lábios. A sua função é proteger a abertura vaginal.

Clitóris

É um órgão pequeno, que corresponde glande do pénis. Está localizada na região anterior da vulva. É um órgão constituído por tecido esponjoso e apresenta grande sensibilidade, importante no acto sexual.

3.9.2. Ciclo menstrual

Ao nascer, uma mulher já apresenta todos os folículos nos ovários. Estes, a partir da puberdade, começam a desenvolver-se até maturação, geralmente um em cada mês. Portanto, mensalmente e de forma cíclica, um folículo evolui até fase de folículo maduro que liberta um óvulo.

Durante o período em que o óvulo se desenvolve no ovário, há modificações correspondentes nos tecidos que revestem o útero. Essas modificações são acompanhadas por variações na produção das hormonas sexuais femininas e repetem-se com certa periodicidade, constituindo deste modo um processo a que se dá o nome de ciclo sexual feminino, com duração média de vinte e Oito dias, e se compõe por um ciclo ovárico e um ciclo uterino.

O ciclo ovárico compõe-se de três fases, nomeadamente, a fase folicular, a ovulação e a fase do corpo amarelo. O primeiro dia do ciclo é o dia em que surge a menstruação. O último dia do ciclo é o dia imediatamente anterior ao aparecimento da menstruação seguinte.

A primeira fase, a fase folicular, ocorre nos primeiros catorze dias do ciclo. Neste período, um folículo desenvolve-se e atinge a fase de folículo maduro, designada por folículo de Graaf, graças à acção das hormonas folículo-estimulantes (FSH). Ao longo deste período, o folículo produz estrogénios. Ocorre então a libertação do óvulo designado por ovulação. Por volta do 14º dia do ciclo, a parede do ovário rompe-se e o óvulo liberta-se, sendo recolhido pelo pavilhão da trompa uterina e encaminhado pelas trompas em direcção ao útero.

A fase seguinte, com a mesma duração da fase anterior, é a do corpo amarelo. O folículo que libertou o óvulo transforma-se em corpo amarelo ou lúteo pela acção de hormona luteinizante (LH) produzida pela hipófise. O corpo amarelo produz urna pequena quantidade de estrogénio e progesterona.

Ao fim dos catorze dias, o corpo amarelo é reabsorvido se não ocorrer gravidez ou mantém-se por alguns meses caso esta ocorra.

A figura seguinte mostra o esquema do ciclo ovárico.

Figura 75: O ciclo ovárico.

O ciclo uterino tem a mesma duração do ciclo ovárico e decorre em simultâneo. Compõe-se de três fases: fase menstrual, fase reparativa e a fase progestativa.

A fase menstrual marca o início do ciclo uterino, que dura, em média, cinco dias. Neste período, as alterações hormonais provocam a desintegração do óvulo não fecundado e do endométrio, resultando numa descarga de sangue resultante da dilatação e rompimento dos vasos sanguíneos do endométrio. O processo descrito designa-se por menstruação.

A fase reparativa dura os nove dias seguintes à menstruação. Nesta fase, o endométrio reconstitui-se. Na fase progestativa, com duração de catorze dias, o endométrio aumenta de espessura pois os vasos sanguíneos e as glândulas continuam a desenvolver-se. No fim, o útero está de novo preparado para receber um óvulo fecundado, mas, se tal não acontecer, ocorre novamente a menstruação, repetindo-se o ciclo.

Na figura seguinte, representa-se o ciclo uterino.

Figura 76: Ciclo uterino.

A quantidade de hormonas varia ao longo do ciclo sexual feminino.

Na fase folicular, correspondente ä fase reparativa, o folículo produz estrogénio que promove o desenvolvimento do endométrio. Ocorre a ovulação. Na fase do corpo amarelo, produz-se progesterona em elevada quantidade, o que continua a favorecer o desenvolvimento do endométrio. Estes eventos correspondem ä fase progestativa.

Caso não haja implantação do óvulo no útero (nidação), a concentração das hormonas ováricas baixa e o endométrio desintegra-se, ocorrendo a menstruação, na fase menstrual.

A figura seguinte mostra a relação entre a variação do teor das hormonas ováricas e as modificações no útero.

Quando ocorre a gravidez, para manter o endométrio, existe uma hormona produzida pelas vilosidades coriónicas (gonadotrofina coriónica), que estimula o corpo amarelo a produzir progesterona e estrogénio. A partir do 4º mês de gestação, a manutenção do endométrio é assegurada pela placenta,

Gravidez precoce

Uma gravidez precoce é aquela que ocorre em raparigas ainda muito jovens. A gravidez requer muitos cuidados e responsabilidade e, quando surge precocemente, dá lugar a muitos problemas pois as jovens não estão nem psicológica, nem fisicamente preparadas.

O organismo da jovem pode não estar desenvolvido para a boa formação do bebé, sendo ainda um risco para a saúde da própria futura mãe. Esta não se encontra emocionalmente capaz de atender às necessidades do bebé. A gravidez precoce é também um mal social — muitas jovens abandonam os estudos pelo facto de não possuírem condições materiais para sustentar o bebé.

Normalmente, o progenitor da criança é também um jovem nas mesmas condições psicológicas e emocionais.

Na juventude, período em que os indivíduos começam a relacionar-se amorosamente, é importante que se conheçam os métodos contraceptivos imprescindíveis para relações sexuais seguras.

3.9.3. Métodos contraceptivos

A concepção é o estabelecimento da gravidez, que ocorre após a fertilização e a implantação do embrião no útero.

Quando não se deseja engravidar, utiliza-se vários métodos para impedir o surgimento dessa gravidez: o uso do preservativo, o uso do diafragma, o uso do dispositivo intra-uterino (DIU), a pilula contraceptiva, entre outros.

Preservativo

O preservativo constitui uma barreira mecânica que evita o encontro dos gâmetas, portanto, impedindo a fecundação e, logo, a gravidez. O preservativo, além de actuar como método anti-concepcional, permite a prevenção da SIDA e de outras doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia, a sífilis, entre outras.

Diafragma

É um dispositivo de borracha, que a mulher coloca no fundo da vagina, fechando o colo do útero, de modo que fica impedida a entrada de espermatozoides e o encontro destes com o óvulo.

Pilula anti-concepcional

A pílula, geralmente, consiste numa mistura de progesterona e estrogénio sintético. Estas hormonas impedem a produção das hormonas hipofisárias e, como consequência, a ovulação não ocorre. Há vários tipos de pílulas e deve ser o médico a receitar a que mais se adequa a cada mulher.

Dispositivo intra-uterino (DIU)

É um dispositivo de plástico e metal que se introduz no útero (por um médico). Este método impede o processo de nidação, onde o óvulo se fixa no endométrio. Pode estimular ainda uma reação inflamatória no útero, que também é contraceptiva.

Esterilização definitiva

É um processo que impede a passagem dos gâmetas devido interrupção das vias genitais.

No homem, seccionam-se os canais deferentes e o processo chama-se vasectomia. Na mulher, seccionam-se as trompas de Falópio e o processo designa-se por laqueação. Este método é irreversível.

Figura 78: Representação de alguns métodos anticoncepcionais.
 

3.9.4. Fisiologia do parto e fases

O parto consiste na expulsão do feto pelo útero. Ocorre depois de nove meses de gestação, ou seja, cerca de 240 dias após a fecundação. Durante o período que dura a gestação, o feto desenvolve-se e, na altura do nascimento, mede, em média, cerca de 50 cm de altura. O peso é muito variável, entre os 3 kg e os 5 kg.

Os eventos principais do processo do parto são a dilatação do colo do útero e as contracções rítmicas da musculatura da parede uterina. Ocorre o rompimento do saco amniótico e a escorrência do líquido pela vagina.

Depois dos primeiros sinais do parto, o feto que apresenta a cabeça voltada para baixo é obrigado a sair para fora do útero, empurrado pelas contracções da musculatura do útero. A vagina dilata, permitindo a passagem do bebé.

Após o nascimento, a placenta desprende-se e é expulsa pela vagina para o exterior. Junto com a placenta é eliminado o sangue resultante do rompimento dos vasos sanguíneos da mãe.

Por último, procede-se ao corte do cordão umbilical, que liga o feto å placenta. Neste momento, o recém-nascido começa a respirar por si só graças ao dióxido de carbono produzido nas células do bebé. A elevada concentração de dióxido de carbono estimula a região do cérebro responsável pela respiração. É imperioso que o recém-nascido respire, pois, a falta de oxigénio no cérebro causa danos graves e irreversíveis.

A ocitocina, hormona que estimula as contracções do útero durante o parto, promove a contracção da musculatura das glândulas mamárias, podendo assim ocorrer o aleitamento do bebé.

Na figura ao lado estão representadas algumas etapas da fisiologia do parto.

 Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários