Tecido muscular

 3.1.4. Tecido muscular

O tecido muscular é constituído por células alongadas (fibras); o citoplasma apresenta filamentos proteicos, designados por fibrilas, que têm a capacidade de se contrair. É o tecido que constitui os músculos, dando-lhes a capacidade de movimento.

De acordo com o tipo de miofibrilas e as capacidades que possuem, o tecido muscular classifica-se em tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.

Tecido muscular liso

É constituído por células alongadas, fusiformes e com um núcleo central. O citoplasma (sarcoplasma) contém miofibrilas contrácteis constituídas por proteínas (actina e miosina). As miofibrilas são homogéneas. A sua contracção é lenta, duradoura e involuntária, como, por exemplo, a dos movimentos peristálticos. O tecido muscular liso ocorre na parede do tubo digestivo, nos vasos sanguíneos, no aparelho respiratório, urinário e genital.

Tecido muscular estriado esquelético

É constituído por células alongadas, cilíndricas e com vários núcleos periféricos. As células são rodeadas por uma membrana basal, sobre a membrana celular, chamada sarcolema.

As miofibrilas são heterogéneas, formando estrias transversais de acordo com a distribuição dos microfilamentos. Os microfilamentos de miosina são mais espessos do que os de actina e estão dispostos alternadamente, apresentando as miofibrilas zonas claras e escuras.

A contracção das miofibrilas é rápida e voluntária. Ocorre nos músculos voluntários do corpo, estão relacionadas com a locomoção.

Tecido muscular estriado cardíaco

Este tecido é constituído por fibras musculares estriadas que contem um único núcleo disposto no centro da célula. As miofibrilas estão organizadas como no tecido muscular estriado esquelético. As células, geralmente cilíndricas, são ramificadas e os ramos das células estão em contacto com outras células.

As fibras do tecido estriado cardíaco contraem-se de forma rítmica e continua e são involuntárias. Ocorrem no coração, constituindo o miocárdio (músculo cardíaco).

Em seguida, estão representadas variedades do tecido muscular.

Figura 12: Variedades de tecido muscular.


Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários