Tecidos epiteliais

 3.1.1. Tecidos epiteliais

O tecido epitelial é formado por células justapostas, isto é, encostadas umas às outras, pouco diferenciadas, e com pouco material intercelular, sem vasos sanguíneos; os nutrientes chegam às células por difusão. Possuem terminações nervosas.

Quanto função, os tecidos epiteliais podem ser classificados em tecidos epiteliais de revestimento, tecidos epiteliais glandulares e tecidos epiteliais sensoriais ou neuroepitélios.

Tecidos epiteliais de revestimento

Estes tecidos podem ser formados por uma camada única de células e, por isso, designados por epitélios simples, ou por várias camadas sobrepostas, recebendo, neste caso, o nome de epitélios estratificados. As células dos tecidos epiteliais, tanto simples como estratificados, podem ser formadas por células achatadas e largas (pavimentosos) ou mais altas do que largas (cilíndrico).

As funções do epitélio de revestimento podem ser:

  • de protecção, corno, por exemplo, a epiderme, estratificada, com queratina (proteína impermeável);
  • de absorção, como, por exemplo, a mucosa do intestino delgado, simples, com microvilosidades e com células produtoras de muco.

Figura 1: Tecidos epiteliais de revestimento: A. pavimentoso; B. cilíndrico; C. estratificado.

Tecidos epiteliais glandulares

Em certos locais do corpo, existem membranas formadas por células secretoras, ou seja, responsáveis por retirar substâncias do sangue ou pela sua elaboração. Estes tecidos são tecidos glandulares.

Estes podem ser glândulas exócrinas, que produzem substâncias, que não são utilizadas directamente, mas transportadas por canais para o local onde devem exercer a sua função.

Tais substâncias são, por exemplo, a saliva, o suco gástrico, a bílis, o leite, etc.

Podem também ser glândulas endócrinas; estas não possuem canal e os seus produtos são as hormonas, transportadas pelo sangue. São exemplos de glândulas endócrinas, a hipófise, a tiroide, as paratiróides, as cápsulas suprarrenais, etc.

Podem ser glândulas mistas, que produzem substâncias que podem ser transportados por canais ou pelo sangue. E exemplo de glândula mista o pâncreas, que produz o suco pancreático (pâncreas exócrino) e a insulina (pâncreas endócrino).

Na figura seguinte estão representados tecidos epiteliais glandulares.

Figura 2: Epitélios glandulares.



Tecidos epiteliais sensoriais ou neuroepiteliais

Os tecidos epiteliais sensoriais ou neuroepiteliais são constituídos por células especializadas que recebem estímulos do meio externo e interno do organismo.

Constituem exemplos desses epitélios, o epitélio olfactivo, que possui células responsáveis pelo olfacto.


Bibliografia

MANJATE, Maria Amália; ROMBE, Maria Clara. Biologia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários