Indivisibilidade dos pólos de um íman e Espectro magnético de um íman

 

E x p e r i ê n c i a

Indivisibilidade dos pólos de um íman

Material

  • Um íman em forma de barra
  • Uma serra de ferro ou um martelo.


Procedimentos

1. Com a serra de ferro (cuidado ao manuseá-la), corte o íman ao meio, tentando isolar os seus pólos.

2. Aproximando as extremidades das duas metades do íman inicial verificará que não é possível isolar os pólos magnéticos do íman, ou seja, cada uma das metades obtidas, é um novo íman com dois pólos bem distintos (Norte e Sul).

3. Com o martelo parta em vários pedaços um dos imanes. Ao aproximar estes pedaços, uns dos outros, verificará que, cada um deles é um novo íman, com as mesmas propriedades dos imanes originais.

É impossível separar os pólos de um íman: cada pedaço do íman transforma-se num novo íman com as mesmas propriedades do íman original.

E x p e r i ê n c i a

Espectro magnético de um íman

Objectivos: Observar o espectro magnético de diferentes ímanes.

Material

  • ímanes com várias formas (barra magnética, íman em ferradura de cavalo, etc.)
  • Limalha de ferro (pó de ferro)
  • Folha de papel.

Procedimento

1. Coloque a folha de papel sobre um dos (manes (em forma de barra, por exemplo), e espalhe a limalha de ferro sobre a folha. Verá que a limalha de ferro adquire uma configuração própria. Em seguida, proceda da mesma forma para com os outros ímanes e observe as configurações, que a limalha de ferro faz, em cada caso. Essas configurações recebem o nome de «espectro magnético».

Fig.2: Espectro magnético de um íman: A – em forma de barra; B – de um íman em ferradura de cavalo e C – de um íman circular.


Para melhor entendimento do espectro magnético o físico inglês, Michael Faraday, introduziu o conceito de linha de força do campo magnético, como sendo a linha segundo a qual a limalha de ferro se orienta para constituir o espectro magnético de um íman. De acordo com Faraday, as linhas de força do campo magnético de um íman, orientam-se, no exterior do íman, do Pólo Norte para o Pólo Sul do íman.

Linhas de força do campo magnético: A — de uma barra magnética; B – de um íman em ferradura e C – do campo magnético da Terra – O vector campo magnético B é sempre tangente à linha de força em cada ponto, orientando-se no sentido «Norte-Sul».

Linhas de força do campo magnético: A — de uma barra magnética; B – de um íman em ferradura e C – do campo magnético da Terra – O vector campo magnético B é sempre tangente à linha de força em cada ponto, orientando-se no sentido «Norte-Sul».

Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários