Avaliação da capacidade de correr riscos, Fixação de metas e auto confiança.

Introdução

É sempre importante avaliar as suas competências empreendedoras para que nas fracas oportunidades possa empenhar-se em desenvolve-las e nas fortes possa procurar usá-las com máximo proveito.

Nesta lição, você deverá fazer a avaliação da sua capacidade de correr risco, tomar decisão, orientação para a qualidade e a eficiência.

Avaliar a capacidade de correr riscos, fixação de metas e autoconfiaça

Para avaliar a capacidade de correr riscos você pode usar o jogo do lançamento do arco. Este jogo mostra a capacidade de correr riscos, fixar metas, auto-confiança e habilidade de procurar desafios para utilizar os recursos pessoais. Salientar o facto de que nos negócios, os empreendedores enfrentam os desafios de ter que escolher a melhor alternativa, neste caso a que pode gerar maior lucros quando comparada com as outras. Uma situação de risco envolve o eventual lucro ou prejuízo.

Directivas para fazer o jogo do lançamento do arco:

Cenário

Verificar se tem espaço suficiente a fim de permitir uma distância adequada para o lançamento. A estaca deve estar numa posição (colocada na linha de partida na posição 0) e marcar os pontos de lançamento no chão, numerados, em linha recta, com um intervalo de cerca de 50 cm entre si, em cerca de 15 posições.

(0 = Posição da Estaca)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

(Posições possíveis de lançamento com intervalos de 50 cm)

Escolher uma posição entre as 15 e atirar os 4 arcos a partir do mesmo ponto escolhido com o objectivo de conseguir meter todos os arcos na estaca.

Processamento e análise dos resultados

Analise dos resultados no mapa

• Que distância ou posição escolheu para atirar?
  • Porque escolheu esta posição?
  • Se não conseguiu meter os arcos na estaca, tentou ficar mais próximo da estaca na segunda volta ou não? Se sim, porquê? Se não, porquê?
  • Conseguiu atirar os arcos duma posição e por isso resolveu aumentar a distância donde estava para atirar os arcos na segunda volta? Porquê?
  • Porque aumentou ou diminuiu a distância na segunda volta?

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.