Competências empreendedoras pessoais de resultados

1. Ver e agir em oportunidades

Na viada prática, muitos fenómenos sociais acontecem e nos orientam a ter uma atitude. Quando a pessoa vê e age diante de oportunidades desenvolve comportamentos, quer sejam de negócios ou crescimento pessoal. Assim, é necessário aproveitar oportunidades não frequentes para obter crédito, equipamento, terreno, ou formação.

Por exemplo: No mês de Ramadane, os muçulmanos consomem banana verde para quebrar o jejum. Um aluno de Noções de Empreendedorismo da Escola Industrial de Montepuêz iniciou negócio de banana verde nesse mês.

2. Cumprimento com contratos de trabalho

Quando a pessoa coloca a alta prioridade em ter o trabalho concluído dentro do prazo, faz sacrifício pessoal, trabalha em horas extras ou procura apoio, para honrar o compromisso assumido com a clientela na entrega das encomendas solicitadas.

3. Persistência

É preciso desenvolver acções repetidas para vencer obstáculos nos seus projectos ou no trabalho. Como empreendedor o seu caminho nunca será fácil mas nunca desista por causa de primeiros fracassos e devido a demora do sucesso.

4. Assunção de riscos

Tal como na gíria popular “quem não arisca não petisca”, o empreendedor deve procurar correr riscos não tão pequenos nem tão elevados mas sim médios ou moderados. Riscos pequenos resultam em benefícios insignificantes. Riscos elevados em caso de sucesso resultam em benefícios elevados porém, em caso de falha tornam-se totalmente fatais. Os riscos moderados são aqueles que o empreendedor pode controlar ou gerir.

Importa referir que o empreendedor deve ter a consciência da existência do risco e assumir as respectivas consequências no desenvolvimento de negócio.

5. Preocupação com a eficiência

Quando a pessoa procura caminhos para fazer as coisas com a necessária rapidez e a baixo custo, sem descurar a qualidade e perfeição.

Exemplo: O João, tudo quanto é trabalho que faz, sempre procura formas de concluir em menos tempo, e sem gastos de muito dinheiro e sempre com excelente perfeição.

6. Preocupação com qualidade

Um empreendedor tem sempre desejo de fazer trabalho de alta qualidade e melhor do que o dos outros, para atracção da clientela e garantir a manutenção dos contratos no negócio.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.