Estatuto Social do trabalho Introdução

Amiudadas ou frequentes vezes, a sociedade tende a atribuir um estatuto específico a certos tipos de trabalho, sendo alguns deles priorizados comparativamente a outros. Por exemplo, a limpeza de casas de banho pode ser menosprezada enquanto ser médico é uma profissão altamente valorizada. Contudo, ambas as actividades ou profissões encontram-se inter-relacionadas e complementam-se, pois, envolvem a prestação de serviços de saúde.

Estatuto Social do trabalho

Factores que promovem o estatuto de uma pessoa na sociedade

É importante que as pessoas, em especial aquelas que pretendem triunfar na vida, considerem certos factores que normalmente tendem a promover o estatuto pessoal (reconhecimento social). Quando você deseja ser bem sucedido, deve lidar com os outros de forma justa e honesta em tudo quanto se relacione com as suas actividades.

Alguns dos factores que promovem o estatuto de uma pessoa na vida, incluem:

a) Reputação do nosso negócio

É a opinião que as pessoas podem ter sobre uma empresa em particular. Ela pode ser construída a partir da honestidade e eficiência que o dono ou a empresa deixam transparecer.

b) Desempenho excelente

O estatuto da pessoa na sociedade pode também ser determinado a partir de um trabalho extremamente bem feito ou de elevada qualidade que tenha sido executado numa dada área ou tarefas.

c) Valores

Valores tais como a honestidade, o trabalho árduo, o respeito e/ou integridade, o cumprimento das leis, etc., contribuem para promover o estatuto da pessoa na sociedade.

d) Nível académico

Geralmente, o nível académico de alguém é um factor reconhecido pela sociedade. O entendimento e a capacidade de desempenho das pessoas é, na maioria dos casos, julgado em função do seu nível académico. Quanto mais elevado for ele, melhor desempenho se espera dele ou dela e vice-versa.

e) História familiar

A sociedade tende a respeitar as pessoas devido aos seus antecedentes familiares, por exemplo, família real, famílias abastadas e bem sucedidas, etc. Nesses casos, a pessoa beneficia de respeito e reconhecimento tendo em conta a família de que é originária.

f) Nível económico

É muito comum as pessoas serem respeitadas em função da riqueza que têm à sua disposição. Quanto maiores os recursos de que dispõem, maior é o respeito que lhes é consentido pela sociedade.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.