Linguagem: Propriedades da linguagem, tipos, interação linguagem e pensamento

Linguagem

Frequentemente quando alguém fala da linguagem ocorre-nos a articulação das palavras. Contudo a linguagem é mais do que isso. Um bebé pequeno que não sabe articular nenhuma palavra também usa linguagem para se comunicar com a sua mãe. Ela chora quando está com fome, barafusta quando está em desacordo. Quando falamos de linguagem referimos a um conjunto de sinais usados pelos seres humanos e não só (os animais também usam linguagem) para se comunicarem uns aos outros.

A linguagem representa um papel fundamental no comportamento humano porque ela permite transmitir ideias de pessoa para pessoa.

Como nos referimos anteriormente, a linguagem não é apenas a articulação de palavras, mas também a combinação de símbolos que possuem um significado e através deles gerar uma mensagem.

No estágio inicial de desenvolvimento da criança, a linguagem se desenvolve a partir dos sons indo para a palavra. Toda a gente sabe que a criança pequena não fala, mas sim emite sons. A medida que vai emitindo sons seus músculos vocais, o queixo, a língua, vão se fortificando produzindo uma variedade de sons casuais. Passado algum tempo, três meses aproximadamente, surgem os primeiros balbucios. Tente reparar isso no seu bebé recém-nascido ou no do vizinho ou seu parente.

Para alem de balbucios o bebé desenvolve uma grande capacidade de diferenciar sons, isto é, uma capacidade de discrimina-los (discriminação auditiva). A partir destes pressupostos a criança vai aprendendo a fala. É evidente que não se pode esperar dela uma linguagem falada muito apurada como acontece nos adultos, mas ela começa a chamar os objectos pelos seus nomes próprios. No início a criança aplica a mesma palavra para uma gama de coisas. Por exemplo a palavra mamã pode ser aplicado para todas as mulheres. Na aquisição da linguagem pelas crianças ocorre o fenómeno de repetição das sílabas em palavras que tem mais do que uma sílaba. Neste caso a primeira sílaba é que é repetida. Por exemplo na palavra pai ou mãe (pa-i ou mã-e) a criança tenderá repetir a primeira sílaba. Assim diria “papa ou mamã” ou “wawa” para referir água Depois de um ano as crianças já dominam diversas formas de linguagem falada. Contudo, segundo resultados de pesquisas realizadas as crianças adquirem as suas palavras lentamente durante um período de três a quatro meses. A transição da palavra para a frase ocorre de entre os dezoito a vinte e quatro meses altura em que a criança é já capaz de combinar palavras para formar uma frase. Segundo resultados de pesquisas feitas pelo Piaget aos trinta meses há uma expansão em termos de combinação de palavras para formar uma frase. Esta tendência deve-se supostamente pelo facto de a criança ao brincar sozinha encontrar muitos elementos estimuladores e isso facilita para desenvolver a representação.

Propriedades da linguagem

As propriedades da linguagem são:

  • Simbolismo;
  • Significativo ou semântica;
  • Reprodução e criatividade;
  • Estruturação e ordenamento;
  • Sintaxe.

Os sistemas de linguagem incluem algumas propriedades fundamentais: Na linguagem Simbólica as pessoas usam sons falados e palavras escritas para representar objectos, acções, eventos e ideias. Os símbolos permitem fazer referência aos objectos e eventos que podem estar distantes de nós.

Na linguagem Semântica ou Significativa usam-se símbolos arbitrários no sentido de que não existe uma relação implícita entre a aparência das palavras e os objectos que elas representam. Tomemos como a palavra portuguesa caneta e a inglesa pen. Embora essas palavras sejam arbitrárias elas têm um significado partilhado pelas pessoas que falam português e Inglês.

Na linguagem Reprodutiva ou Criativa combina-se um número limitado de símbolos de maneira infinita de modo que se possa gerar inúmeras mensagens. Por exemplo cada um de nós tem o seu sotaque mas dia após dia criamos frases que nunca antes foram usadas, isto é, criamos novas frases.

Linguagem Estruturada ou Ordenada. Isto significa que embora se possa gerar um número variado de frases estas devem ter uma estrutura e deve haver também uma limitação no número de palavras que deve conter uma frase. Você já reparou num parágrafo sem pontuação?

Podemos dizer por exemplo: “O João escreveu uma linda frase”, mas, não podemos dizer “a Frase o escreveu João linda uma”.

A estrutura da linguagem permite que as pessoas sejam criativas com as palavras e ainda se entendam mutuamente.

Sintaxe é um sistema de regras que especifica como as palavras podem ser organizadas em frases. Uma regra simples da sintaxe é que as frases declarativas (afirmativas ou negativas) devem ter um sujeito e um predicado e um complemento. Por ex.: “o som das máquinas é perturbador”, é uma frase. Entretanto, “o som das máquinas” não é uma frase porque não tem predicado.

Interacção pensamento e linguagem

Um mundo sem linguagem seria um mundo sem conceito. A linguagem influencia o que pensamos, percebemos e lembramos. A educação, portanto visa a aumentar o nosso poder de palavras e de pensamento. Um indivíduo que não pode pensar, não consegue dominar uma língua (idioma).

A linguagem não é o único factor interveniente no pensamento pois, a experiência mostra que as imagens mentais também acompanham o pensamento.

A linguagem e as imagens mentais estão presentes no pensamento, facilitando este processo.

Um importante factor da actividade mental do homem é a sua ligação mental não só a cognição sensorial mas também com a linguagem ou fala.

O pensamento e a linguagem representam a diferença fundamental entre o psiquismo humano e de outros animais, pois nele a cognição pode ser visível, indirecta e abstracta.

Com as características de linguagem consegue-se fixar o conceito de objecto, a noção da palavra, por isso, é impossível separar do pensamento humano a língua, pois as bases para a formação do pensamento residem na formulação de ideias e é neste processo, que a linguagem é chamada a desempenhar o seu papel.

Quanto mais profunda e bem ponderado é um certo pensamento, tanto mais claro e precisa é a sua expressão em palavras na linguagem oral ou escrita.

Observações executadas no processo de experiências psicológicas demonstram que alguns alunos e inclusive, adultos deparam com dificuldades no processo de resolução de problemas, enquanto não formularem as suas considerações em voz alta.

Portanto, a palavra e a formulação da ideia encerram as mais importantes premissas indispensáveis do pensamento discursivo, isto é, dividido logicamente, e é consciencializado.

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.


Comentários