Perturbações da memória

 Perturbações da memória

Já falamos dos diversos aspectos relativos a memória, as suas características e tipos. Contudo, existem outros aspectos que podem fazer com que o processo de memorização não decorra normalmente. Isso acontece geralmente quando há anomalias de funcionamento desta.

A memória como qualquer outro processo cognitivo está sujeita a algumas perturbações no seu funcionamento que podem ser de ordem anatómica ou fisiológicas . Existem várias doenças causadas por disfunção do processo de memorização que, talvez mesmo os tenha presenciado em pessoas mas que não sabia explica-las. Vamos falar de algumas delas. Vamos apenas mencionar a essência dessas perturbações e não exactamente o mecanismo fisiológico que as determina.

De certeza que você já ouviu falar de amnésias. Amnésia significa em breves palavras esquecimento. Esquecer faz parte do processo de memorização. Não é possível lembrar-se de tudo e podemos dizer também que se fossemos armazenar toda a informação que recebemos do mundo exterior precisaríamos de um cérebro maior. Por isso, podemos dizer que o esquecimento é uma função necessária da memorização.

Contudo existem casos em que o esquecimento é bastante acentuado e toma forma de doença. De entre as várias doenças da memória se destacam: as amnésias, hipermnésias e paramnésias. Estas doenças relacionam-se directamente com o processo de funcionamento da memória.

Amnésias

Ocorrem quando um indivíduo perde total ou parcialmente a função mnémica e o indivíduo não é capaz de fixar nem reproduzir o passado no presente. O indivíduo não se lembra praticamente o que aconteceu antes e não é capaz de explicar nenhum evento relacionado com o que viu no passado. Este tipo de perturbação pode ser causada pelo cansaço excessivo, consumo excessivo de drogas ou emoções violentas.

Tipos de Amnésias

Amnésia de Fixação ou Memorização: De entre as amnésias destacam-se as de fixação ou de memorização. Este tipo de amnésias ocorrem quando o indivíduo tem incapacidade de adquirir novas lembranças e apenas só se lembra de eventos recentes e não é capaz de reproduzir as passadas. As emoções violentas, choque na cabeça, paralisia geral, fadiga acentuada são causas fundamentais desta doença. Os acidentes de trabalho que afectam a caixa craniana podem criar lesões corticais que afectam sobremaneira as capacidades de lembrar eventos passados. Vezes sem conta pessoas que sofreram acidentes não conseguem lembra-se do que aconteceu. Isso pode dever-se à emoção ou ao choque violento ocorrido e que tenha afectado a cabeça.

De entre as amnésias podemos destacar também as amnésias de evocação ou de rememorizaçãoEste tipo de amnésias podem ser lacunar ou selectiva.

As amnésias lacunares têm incidências sobre as lembranças de um determinado período da vida. Um mineiro durante o trabalho sofre um choque na cabeça. Feito o tratamento esquece a sua juventude no ensino primário.         

As amnésias selectivas são aquelas que têm origem sobre uma forte carga selectiva. um jovem que mata a sua mãe usando uma arma porque esta maltratava e enganava o pai. O jovem perdeu o amor pela mãe Um outro grupo de amnésias sãos as chamadas amnésias sensório-motor.

A palavra sensório-motor relaciona-se com a actividade motora do indivíduo, os gestos, a articulação das palavras, o manuseamento dos  objectos, etc. As amnésias sensorio-motoras podem ser de apraxias – esquecimento de gestos necessários para realizar um determinado trabalho; afazias – incapacidade de articular as palavras, o indivíduo fica inibido de falar.; agrafias – o esquecimento da palavra escrita, o indivíduo não consegue escrever mesmo que tenha aprendido antes. Pode ainda saber desenhar as letras mas não sabe que sentido têm; agnosias – esquecimento do significado das coisas ou objectos. As agnosias podem ser tácteis, gustativas, auditivas ou visuais.

Na agnosia Visual o doente vê os objectos mas não os reconhece. Os doentes com esta afasia sofrem de cegueira psíquica. Na Agnosia Auditiva o doente sofre de surdez psíquica, ele ouve perfeitamente os sons mas é incapaz de reconhece-los. Na Agnosia Gustativa o doente é Incapaz de reconhecer o sabor dos alimentos.

Uma outra classe de doenças causadas pela disfunção dos processos de memórias são os delírios. Nos delírios acontecem quando o organismo sofre de influência estimulante da febre. A memória exalta-se e reproduz desordenadamente, lembranças inoportunas.

O sonambulismo é um sonho alucinatório em que o indivíduo adormecido fala, se agita-se, levanta e realiza determinadas acções incompreensíveis para os que o rodeiam. Passada a crise o indivíduo volta novamente à cama.

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.


Comentários