Sistema nervoso humano, suas partes fundamentais e funções

 Sistema nervoso humano, suas partes fundamentais e funções

Quadro 1: As partes constituintes do sistema nervoso


Do ponto de vista anatómo-funcional o sistema nervoso divide-se emSistema nervoso central que regula todas as interacções entre o organismo e o meio externo, isto é, recebe e processa a informação proveniente do meio exterior e comanda a resposta. O sistema nervoso central é constituído por encéfalo e espinal medula.

A função de espinal medula é de conduzir impulsos de e para o encéfalo e coordenar actividades reflexas que se resume em transmitir sinais entre o corpo e o encéfalo; dos órgãos dos sentidos e dos músculos para o cérebro; envia para o cérebro informações referentes a estimulação táctil.

Permite a execução de respostas motoras rápidas, instantâneas, autónomas que antecedem à consciência de um estímulo.

Uma lesão nesta região pode originar a incapacidade em controlar as pernas, os braços, os intestinos ou a bexiga uma situação de paraplégica.

Figura 4. As partes que compõe a espinal medula.


O sistema Nervoso Periférico

O Sistema Nervoso Periférico é uma das partes do sistema nervoso que é constituído por todos os nervos que se encontram fora do cérebro e da medula espinal e estende-de por todo corpo. Ele é constituído pelo Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso autónomo.

O Sistema Nervoso Somático

Pense por exemplo num sistema eléctrico da sua casa, da sua escola ou do seu vizinho. Os cabos que se conectam às lâmpadas ou que derivam a energia para as tomadas estão ligados ao quadro central. Estes cabos extraem energia do quadro central para acender a lâmpada e ao mesmo tempo mandam sinais da lâmpada ao quadro central. Da mesma forma, o Sistema Nervoso Somatico é constituído de nervos que se ligam directamente aos músculos e aos receptores voluntários. Estes receptores assemelham-se aos cabos que carregam a informação dos receptores da pele e dos músculos e levam-na ao sistema nervoso central e este por sua vez emite ordens aos músculos. Por exemplo, se toca no olho, ele começa a lacrimejar. Mas antes deste processo, o estímulo foi conduzido ao sistema nervoso central de receptores para o sistema nervoso central para reconhecido e só depois se manda a resposta adequada. Os receptores da informação são constituídos por dois tipos de fibras nervosas:

  • Fibras aferentes que são os axônios que levam a informação directamente para o sistema nervoso central a partir da periferia do corpo e;
  • As fibras eferentes, que são os axônios que devolve a informação do sistema nervoso central para a periferia do corpo.

Cada nervo do corpo é constituído por vários axônios de cada um destes dois tipos mencionados acima. Pode-se dizer que os nervos somáticos são como um sistema eléctrico que é constituído por dois fios, um negativo e um positivo. O sistema nervoso somático permite-nos o contacto com o mundo exterior.

O Sistema Nervoso autónomo

Este tipo de sistema nervoso é constituído por nervos que se ligam ao coração, aos vasos sanguíneos, aos músculos lisos e às glândulas. Embora seja controlado pelo sistema nervoso central o Sistema Nervoso autónomo ele funciona separadamente. Como o próprio nome indica ele é autónomo. Ele controla as funções automáticas, involuntárias e das vísceras do nosso corpo. Imagine por exemplo o funcionamento do coração, dos rins, pulmões, etc., não dependem da nossa vontade. O Sistema Nervoso autónomo ele é o mediador das funções fisiológicas que acontecem quando uma pessoa experimenta emoções. Pense por exemplo que você às vezes tem uma discussão desagradável com uma outra pessoa. Se você se aborrece-se com isso, o seu ritmo cardíaco, quer dizer as batidas do teu coração aumentam de intensidade e isso pode aumentar a sua pressão sanguínea que pode algumas vezes se transformar em arrepios ou transpirações.

Sistema Nervoso autónomo subdivide-se ainda em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpatico.

O sistema nervoso simpático é o responsável pelo transporte do sangue e do oxigénio para todas as partes do corpo preparando o corpo para a acção, enquanto o parassimpático diminuem a acção energética do corpo. Este tipo de sistema nervoso é que é responsável pela diminuição do ritmo cardíaco quando o nosso coração se acelera e promove a redução da pressão sanguínea e da digestão. Isto significa que depois de uma pessoa se emocionar muito para voltar para o seu estado normal precisa que o sistema nervoso parassimpático actue.

Imagem: LOPES, SÔNIA. Bio 2.São Paulo, Ed. Saraiva, 2002. Fonte: www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp

sistema Nervoso Parassimpático (SNP) como se referiu anteriormente funciona como refreado do Sistema Nervoso Simpático. O SNP actua sobre os órgãos tais como o coração, os brônquios, os intestinos, a bexiga e outras glândulas secretórias estabelecendo as suas funções normais.

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.

Comentários